, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 08/04/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    4 de ago de 2016

    MONUMENTO HISTÓRICO

    TERRITÓRIO SAGRADO | Fonte da imagem: cidadeverde












    TERRITÓRIO SAGRADO







          O Nordeste brasileiro, é uma das regiões a onde existem mais estados brasileiros, e por isso mesmo, vemos que nessa região, as coisas nunca foram tão fáceis assim, isso tanto no pessoal, como no cultural. As coisas para os nordestinos, nunca caíram de paraquedas para eles. A história dessa gente, sempre foi feita com: sangue, suor e lágrimas. Aconteceram algumas guerras nesse território sagrado chamado de nordeste, que só Deus e os nordestinos sabem a quanto custos isso foi feito. 






          Para se falar de sertão, de nordeste ou do povo dessa região, sempre é bom as pessoas antes de falarem, procurar saber como tudo aconteceu e como é realmente a história desse povo bravo e forte. Bom, essa terra na verdade, foi feita por lutas e revoluções, e isso é que engrandece ainda mais o nosso nordeste. Teve a guerra dos aimorés, que foram índios contra lusos brasileiros, tivemos a guerra dos potiguares, índios contra lusos brasileiros, tivemos a guerra dos palmares, que foi no quilombo, a onde foi o maior reduto de escravos fujões que se refugiavam no quilombo, e que se tornaram independentes. 






          Também tivemos em Pernambuco, o motim do nosso pai, tivemos a confederação dos cariris, que foi na Paraíba e no Ceará, tivemos a guerra dos mascates, em Pernambuco, a revolto do ronco de abelhas, tivemos também levantes dos marimbondos, tivemos também a revolta do quebra quilo, e assim tivemos algumas outras. Então, ninguém venha me falar de nordeste brasileiro se não conhecer a sua história, principalmente falar de coisas que não são verdades. Essa região tem uma história muito bonita, conseguida com sangue, suor e lágrimas. Mas hoje quero falar um pouco é de uma guerra que aconteceu no nordeste brasileiro, precisamente no estado do Piauí. Eu estou falando da Batalha do Jenipapo. 






           Essa batalha aconteceu no dia 13 de março de 1823, foi uma batalha decisiva para independência do Brasil. Os nordestinos se juntaram nesse importante dia histórico para lutar contra resistentes tropas portuguesas lideradas pelo Major João José da Cunha Fidié. Os Cearenses e Maranhenses se juntaram ao povo do Piauí nesse momento histórico. A data desse momento histórico para todos nós, é esquecida nas aulas de ensino fundamental e médio, apesar de ter sido de grande importância para a história e os destinos do país. Também não encontramos facilmente o relato dessa batalha, nos livros de história do Brasil, vai ver que são coisas que acontecem em nossas disciplinas nos tempos de colégio. 






          Essa batalha aconteceu às margens do Rio Jenipapo, onde encontramos atualmente a cidade de Campo Maior que fica no estado piauiense. A batalha começou após terem sido descobertas as intensões do comandante das tropa portuguesas: a de manter a região sob o domínio português para abafar os movimentos de independência que se desenvolviam na área. Os brasileiros decidiram então, impedir que o plano dos portugueses fosse realizado, e travaram uma luta entre o império do Brasil e o Reino Unido de Portugal. Nessa batalha, do lado brasileiro estava só pessoas simples como: artesãos, roceiros, lavradores, escravos, vaqueiros e muitos outros. Do lado português haviam soldados treinados e bem armados, à cavalo. 






           Essa foi uma das batalhas mais sangrentas em solo brasileiro, pois os brasileiros não foram para a luta com armas de guerra, e sim, com facões, foices, machados, porretes e muitas armas artesanais. Do lado brasileiro cerca de uns 200 brasileiros foram mortos e mais de 500 feridos foram feitos prisioneiros de Portugal. Do lado de Portugal morreram 116 e mais de 60 ficaram feridos. Os brasileiros perderam a batalha, mas a consequência desse embate, foi que, a tropa portuguesa mudou o percurso e evitaram que o exército português fosse até a capital, onde, por não existir exército de prontidão, seria mais fácil tomar o comando de tudo. 






         Então como vemos esse embate foi primordial para o processo de emancipação do Brasil. Até hoje, esse é considerado um gesto de coragem e bravura por parte dos nordestinos. Então vindo ao Nordeste do Brasil, vá até o estado do Piauí e conheça o Monumento da Batalha do Jenipapo, que fica na cidade de Campo Maior. Então a história fala que nessas terras não foi tão fácil como se imagina, isso aqui sempre foi área de grandes histórias. O nordeste brasileiro foi construído em cima de muita luta e terminou construindo uma história que nos orgulha muito.


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG