, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 08/07/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    7 de ago de 2016

    RIO NAVEGÁVEL

    TRANSPORTE RIBEIRINHO | Fonte da imagem: youtube












    TRANSPORTE RIBEIRINHO









          O nordeste brasileiro, tem alguns grandes rios, que são navegáveis ou não, mas que ainda são o retrato do nordeste, isso em termos culturais, pois o transporte fluvial, é muito importante para as regiões ribeirinhas, a onde esses rios cortam. O rio São Francisco, é um dos mais importantes dessa região. Ele passa por 5 estados e 521 municípios, sendo que, a sua nascente geográfica começa no município de Medeiros e a sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, no centro oeste de Minas Gerais. 






          O curso desse rio, atravessa o estado da Bahia, fazendo divisa ao norte pernambucano. Também faz divisa com os estado de Sergipe e Alagoas, desaguando no oceano atlântico.  Esse rio é o maior da região Nordeste do Brasil, abrangendo uma área de aproximadamente 641.000 Km². O velho Chico, como é mais conhecido, tem um comprimento desde a sua nascente até o oceano de pelos menos 2.814 Km, e pode chegar até 2.863 km, quando medido ao longo de trecho geográfico. Os trechos navegáveis vão de Pirapora no estado de Minas Gerais e Juazeiro da Bahia, passando por Petrolina no Pernambuco, indo até Piranhas em Alagoas. 






         Esse Rio, é um rio tradicionalmente conhecido pelos seus barcos a vapor, um dos mais conhecidos, foi o vapor Saldanha Marinho, que por muitos anos, navegou nas águas calmas do Rio São Francisco, carregando mercadorias e pessoas que residiam as margens do Rio, e que chamamos de ribeirinhos. Esse vapor foi construído fora do Brasil, e navegou em águas americanas do Rio Mississipi, ele foi o primeiro vapor a navegar em águas brasileiras, e foi o primeiro a navegar no Rio São Francisco, por D. Pedro ll. Depois de muitos anos, ele foi aposentado e restaurado. Hoje o vaporzinho é um lindo ponto de encontro, que fica na cidade de Juazeiro da Bahia. 





          
           Outro barco a vapor muito famoso e que ainda está na ativa deslizando nas águas calmas do Rio São Francisco, transportando pessoas em passeios aos domingos. Muitos turistas usam esse barco a vapor para passear pelas águas calmas do velho Chico. Ele é administrado pela EMUTUR – Empresa Municipal de Pirapora. O bom nessa história cultural, é que esses dois barcos a vapor, vieram dos USA para o Brasil, e fizeram história. O velho Chico, é um rio que faz a sua história como um grande Rio do Nordeste Brasileiro, levando fartura e progresso para grandes projetos que fizeram ao longo do seu percurso. 






         Por algumas décadas, o barco a vapor Benjamim Guimarães foi utilizado como transporte de cargas e passageiros no trecho da cidade de Pirapora e Juazeiro no estado da Bahia, nos anos de 1955. Ele realmente fez a sua história na região Nordeste do Brasil, levando o progresso dessa região, através de cargas e de passageiros entre cidades ao longo das margens desse Rio. Hoje esse barco ainda está em atividade, transportando turistas aos domingos ao longo do trecho do rio São Francisco, e que passa pela cidade de Pirapora em Minas Gerais. Então como vemos, os barcos a vapor, fizeram a sua história transportando o progresso do Brasil, no século passado.








    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG