, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 08/14/16 08/14/16 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

14 de ago de 2016

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA

                            INGÊNUA INFÂNCIA | Fonte da imagem: denilsonfernandesparambublogspot











INGÊNUA INFÂNCIA








      As cenas cotidianas do sertão do nordeste brasileiro, são as mais belas e as mais pragmáticas no sentido do cultural da palavra. Não há dinheiro do mundo que pague ver a resposta sincera de uma criança, goste você ou não, a criança sempre vai falar sem nenhuma maldade, a sua ingenuidade não deixa, principalmente as crianças dos sítios, ou da roça como queiram chamar. Como diz o poeta cancioneiro popular brasileiro: “eu fico com as resposta da pureza da criança é a vida e é bonito e é bonito”. 





      Então são meninos e meninas que moram no sertão nordestino, que nunca teve ou tiveram a oportunidade de estudarem, pois moram afastado de qualquer parte da civilização, ou seja, dos pequenos, médios ou grandes centros urbanos. Na maior parte das vezes, essas crianças não tem muito tempo para estudarem, pois estão ajudando aos pais na labuta das atividades do dia a dia da roça. 





      Isso é um fator cultural dessa região, mas, não deveria continuar sendo assim, é tanto que hoje tem um programa do governo federal que é chamado de bolsa família, que os pais só recebem esse benefício se a criança estiver na escola. Mas também tem lugares que esse programa não chegou ainda, ou tem famílias que ainda não receberam. Isso dificulta muito essas famílias na hora que não tem nada para comer a sua mesa. Então chega uma certa idade, essas crianças tem que estudarem e meio período também brincarem com as outras crianças. 





      Mas olha só, essa região sempre foi uma região castigada pelas secas e pelo flagelo da fome, pois, se não tem chuvas para plantar, consequentemente não vai ter trabalho na roça e nem comida na mesa, então o nordestino sempre viveu seus dias de luta, matando um leão a cada dia, isso para quem vive no chamado polígono das secas, que fica no alto sertão nordestino. Os agricultores são pessoas humildes, pois não tiveram as condições necessárias para estudarem, isso eu estou falando de século passado, onde os coronéis da política mandavam e desmandavam, e só apareciam no sertão, de 4 em 4 anos. Isso foi aleijando o sistema político cultural dessa região. 





      Pois bem, essa pessoas humildes que vivem da sua agricultura quando chove, e mais alguns poucos trabalhos de subsistência, elas vão se acostumando com aquela vidinha boa e sossegada sem perspectiva de crescimento profissional, mais vão levando do jeito que dá para eles levarem. Então eles ensinam aos seis filhos menores a montar em seus animais, com isso essas crianças faz disso um tipo de diversão, é tanto que esse costume, vem desde criança para o sertanejo, ensinam aos meninos a terem mais responsabilidade com os afazeres da casa e por aí vai. 





      Geralmente as crianças já criam responsabilidades de pessoas adultas, e isso não é bom para essas crianças mas essa é a cultura do sertão do nordeste do Brasil. O pai manda lavar os cavalos ou jumentos, também manda a tangerem o animais para o roçado, e é por aí que cresce a criança nascida no nas roças do sertão do nordeste. Então não me venham querer que uma criança de 8 anos, que está em seu mundo mágico e ingênuo, querer que essa criança saiba algo sobre política brasileira e sobre a parte jurídica das coisas do Brasil. 





      As crianças que nascem no sertão do nordeste, estão mais preocupadas em viverem o dia a dia de uma terra que não é todo mundo que tem a coragem e a bravura que eles tem, em morar em solo hostil e de difícil acesso para outros centros urbanos. Essa é a vida mágica e difícil que as crianças do nordeste vivem, e que fazem um cenário cultural digno de filmes. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...