, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 08/16/16 08/16/16 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

16 de ago de 2016

TABULEIROS CÍTRICOS

FRUTA TÍPICA DO NORDESTE | Fonte da imagem: agencia.cnptia











 FRUTA TÍPICA DO NORDESTE








      A região nordeste é uma das regiões mais incríveis que conhecemos, isso tanto pela sua culinária, como pelas artes em geral, pelo seu turismo, pelas pessoas que aqui moram, pela sua história, que é uma história de guerras e batalhas e que foi por aqui que o Brasil foi descoberto. Então falar da região nordeste, eu fico muito à vontade, pois a cultura dessa região é muito forte e rica, e como eu sou daqui, fica muito mais fácil em conhecer e falar das coisas do nordeste do Brasil. 






      Essa região, podemos até chama-la de “caribe brasileiro”, pois as suas praias, as suas paisagens, o seu clima, e toda gama de energia positiva que paira por aqui, faz dessa região, uma das mais calyente do Brasil. Pois tudo aqui, gera em torno de sol, calor e muita gente alegre, isso com todas as dificuldades do dia a dia. Mas hoje vamos falar das frutas típicas do nordeste brasileiro. São frutas de sabores extremamente cítricos, umas com sabores doces, outras mais azedas, e outras mais suaves. 





      Essas frutas são encontradas em todos os estados do Nordeste, tais como: Bahia, Paraíba, Maranhão, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte. Elas são extremamente usadas dentro da culinária nordestina. Os nordestinos consomem muitos todas elas, mais uma em especial, se destaca pelo consumo que é muito grande dentro do nordeste, pois ela contribui muito para a hidratação de banhistas e de todos em geral, essa fruta se chama coco verde. 






       O coco verde, é muito procurado por banhista de praia, pois como eles levam muito sol nas praias do nordeste, ele procuram ela para consumir o seu líquido precioso, já a poupa do coco seco, serve para ser transformada em leite de coco e temperar os frutos do mar, serve para se fazer doce e cocadas, serve para extrair o óleo e por aí vai. Muitas outras frutas são consumidas por todos nós aqui no nordeste, e que, durante o ano todo, essas frutas são figurinhas carimbadas em feiras livres e mercadinhos, sem falar nos vendedores ambulantes de frutas. 






        Bem, mas vamos escolher uma dessas frutas típicas do nordeste brasileiro, vamos escolher a mangaba, ou como queiram chama-la, mangabeira (Hancornia speciosa) Cerratinga seu nome científico. Os Franceses à chamam de Caoutchouc du Pernambouc devido ao seu leite que produz. Ela é um fruto da árvore mangabeira, é um nativo genuinamente de regiões tropicais brasileiras. Tem um crescimento a uma altura de 5 a 6 metros, mais pode vir a atingir 10 metros. Seus frutos começam aparecer entre 3 e 5 anos. Esse fruto tem uma forma oval em forma de baga, esverdeada com pigmentação vermelha ou meio amarelada. 






       Essa variedade de fruta sempre encontramos em grandes tabuleiros de arenito, passando pela caatinga. No sertão ou em quase toda sub região do nordeste, encontramos centenas dessas árvores embrenhadas dentro do bioma nordestino. Ela também é encontrada no cerrado brasileiro e em quase todo o território nacional. A mangaba pode ser consumida in natura, pode se fazer o suco, sorvete, doce conserva, geleia, vinho e xarope. Quando essa fruta está na sua época de produção, ela amadurece e termina caindo ao solo entre 12 e 24 horas. 






        Esse fruto só está apto para consumo a partir do momento que ele cai ao solo, pois é aí que ele está maduro ao ponto de ser consumido. A mangaba é rica em vitamina C, mais que outras frutas mais ácidas. O seu teor proteico, fica entre 1,3 e 3%. Na 2ª guerra mundial, essa fruta foi muito importante, pois o seu látex era utilizado na fabricação de borracha. A mangaba é indicada para o tratamento de colesterol, diabetes e hipertensão. 






      O suco da mangaba é indicado para tuberculose e úlcera. A sua casca é benéfica para o organismo. A mangaba é indicada para problemas de rins. A sua folha é indicada para gripe. Sua casca também é usada para tratamentos de pulmão, câimbras e cólicas menstruais. Então essa frutinha, é muito consumida pelos nordestinos. Vindo ao nordeste brasileiro, procure tomar aquele suco geladinho de mangaba.












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...