, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 08/25/16 08/25/16 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

25 de ago de 2016

OÁSIS DO SERTÃO

NO OLHAR DE UMA CRIANÇA | Fonte da imagem: luizinhocavalcante












NO OLHAR DE UMA CRIANÇA







      A região nordeste do Brasil é impressionante, é a região que tem o maior número de estados brasileiros, com 9 estados. Esse lugar, sempre está sendo atingido por esse fenômeno. A região do sertão nordestino é uma área de terra que corta quase todos os estados dessa região. Dentro do sertão nordestino, existem várias famílias que estão dentro dessa faixa seca e árida e que sempre é castigada pelos intermitentes períodos de estiagens. As secas do sertão nordestino, são provocadas pelo fenômeno atmosférico oceânico chamado de El Niño. 





     Esse fenômeno é caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. Como essa é uma região que apesar de ser semiárida, ela possui vários pequenos, médios e grandes açudes, claro que, com a falta de chuvas provocado por esse fenômeno chamado de El Niño, é claro que essa região sente e sente muito as consequências. Primeiro porque esses reservatórios de água, eles depois de longos períodos de estiagens, ele naturalmente secam, e aí, as pessoas começam a sentir dolorosamente a falta desse líquido tão precioso para todos nós. 





      Não tendo inverno, não tem água, não tendo água, as pessoas não tem como plantar nem como beber e muito menos, fazerem os trabalhos domésticos. Como essa região é uma região árida e desértica em alguns lugares, a temperatura do chão pode atingir até 60 graus, com uma temperatura ambiente entre 25 a 35 graus na maior parte do ano. Hoje uma das soluções muito usadas no sertão, são as cisternas implantadas pelo governo federal na época de Lula e Dilma. 





       Essa foi uma das soluções mais acertada pelo governo, pois em época de chuvas, o agricultor pode armazenar a água das chuvas, em sua cisterna, que na maioria das vezes são colocadas no quintal ou ao lado de suas casas. Bem, mas isso é outra história, o que vemos, é que, essa região é uma região que, além de ter vários açudes como eu falei, esses reservatórios também servem para abastecerem pequenos municípios e também servem para a irrigação de lavouras desses agricultores. 






      É muito triste ver as cenas de pobreza nessa faixa de terra dentro dessa região do Brasil, pois somos todos nordestinos, e essas pessoas que dependem muito das chuvas ou de água potável, para sobreviverem, elas passam por cada momento crítico em suas vidas, para sobreviverem dentro do seu espaço territorial, pois com as secas constantes nessa região do sertão, não funciona praticamente nada. 





       Esses pequenos, médios e grandes açudes, são a fonte de água e vida para essas pessoas, pois na maior parte das vezes também eles servem para criação de peixe para subsistência dessas pessoas que ali moram, o mais incrível que ele vão usando carros pipas, ou seja, caminhões tanques, para levar água para outras comunidades, até esse açude não terem mais, água, já outros pequenos açudes ou barreiros, também podem receber água dos caminhões pipas, e assim, vão passando os dias com muitas dificuldades para essas famílias que moram em lugares quase inabitável, dentro do bioma nordestino. 





       Essa paisagem é praticamente cultural, o nordeste teve mais secas de que tempos chuvosos, pois essa área é propícia a isso em primeiro lugar, o seu relevo inter-planáltico, ou seja depressões localizadas entre planaltos, isso favorece a circulação de massas de ar úmidas, ocasionando a falta de chuvas. Também é uma região de latitudes equatoriais, com maior incidência de raios solares e, portanto, com maiores temperaturas. Ah, é bom explicar que não é em todo o nordeste que isso acontece, pois esse tipo de fenômeno está presente é na região chamada de sertão. 





        Então como vemos, o sertanejo é muito dependente tanto das chuvas como também das águas dos reservatórios dessa região. E quando ele ver os reservatórios e pequenos e médios açudes secarem, ele são tomados por uma desilusão profunda em não ter o produto mais precioso em suas terras. A verdade é que, nas secas, a paisagem muda os pássaros somem, o gado desaparece e a vida do sertanejo fica mais difícil de poder fazer algo mais por ele e por sua família. 





        E assim vai passado os dias através dos tempos e o sertanejo vai ficando calejado de tanto passar privações em seu próprio chão, sem poder fazer nada, a espera de um milagre, que nem sempre vem, e de 4 em 4 anos, ainda tem que aturar muita conversa fiada por parte de algumas pessoas que querem a ajuda deles para se eleger. Essa é a vida do sertanejo nordestino. 





        Às vezes o cultural no nordeste, nem sempre produz o que é bom para o povo sofrido dessa região. Nessa região meu amigo, como diz o poeta: “boi com sede bebe lama”, e ainda tem muita gente que tem preconceito contra nossa gente, nossa região. Falar da gente é fácil, difícil é ser um de nós. Tenho muito orgulho dessa terra, pois isso aqui é uma nação chamada de nordeste.


                                      

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...