, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 09/04/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    4 de set de 2016

    ASPECTO REGIONAL

    FLORESTA BRANCA | Fonte da imagem: itescorreio













    FLORESTA BRANCA








          O sertão central do nordeste brasileiro, tem suas belezas, seus perigos, seus costumes e seus encantos. Para aqueles que não conhecem o sertão e nem o nordeste, e assim mesmo, insiste em falar de algo que nem ele mesmo sabe do que está falando, e pensa que está abafando, sendo expert no assunto, é melhor mudar de prosa, pois essa região é muito complexa e muito difícil de ser decifrada, a começar pela sua flora e fauna, passando pelo seu relevo e clima, chegando até a existência de pessoas em locais não habitáveis. 





          O bom nisso tudo é que, quando se fala de Nordeste brasileiro, de bom ou de ruim, pelo menos eu concordo em uma coisa: o nordeste está sendo lembrado. Bem, mas vamos aqui dizer, como essa região é, e quais são alguns dos seus aspectos. A flora dessa região é praticamente a caatinga, matas de cocais, um pouco de cerrado ou muito, mas o que predomina é a caatinga, que é um bioma exclusivo do nordeste brasileiro.





          Dentro desse terreno, quem não conhece nem precisa ter o trabalho de querer enfrenta-lo sozinho, pois vai ter dor de cabeça e pode até acontecer acidentes de proporções mais sérias. Nos séculos passados, alguns desistiram de dominar a região e tentar com punhos fortes, ensinar os habitantes do lugar, mas não conseguiram, pois, para eles, o sertão era como é até hoje, uma terra hostil de difícil desbravamento nos mais longínquo lugares dessa terra. 





          Alguns desbravadores via que, a vegetação do sertão mudava tanto de cor como de aspecto na paisagem, uma hora eles viam que locais de matas estavam de um jeito outra hora viam que naquele caminho que eles passaram, já estava de outro jeito, pois as folhagens secas já tinha encoberto as veredas feitas por animais, e assim, ele muda drasticamente, e alguns desses desbravadores terminavam se perdendo pelo caminho. Então esse lugar só é aconselhável conhecer, com a presença de nativos da região. Seu clima é quente e seco, e não é mole não, na época de secas, até o boi com sede, bebe lama, como já dizia o poeta cancioneiro nordestino. 





          Mas o Nordeste brasileiro tem seus encantos realmente, geralmente quem nasce aqui no sertão, costuma dizer que não tem lugar melhor do mundo para se morar, do que nessas terras escaldantes. Mesmo com toda privação e com todas as dificuldades do mundo, esses sertanejos vão desbravando a vida pelo sertão nordestino como Deus quer. Quando esse lugar tem inverno regular, suas matas passam de cinza para o verde oliva, e consequentemente, termina produzindo de tudo um pouco, durante o período de inverno depois que o agricultor trabalha nela. 





          O sertanejo nordestino, costuma construir suas casas com tijolos brancos e depois rebocam e pintam de cor branca. Essas residências estão encravadas dentro do sertão central e fazem parte da cultura nordestina, pois elas tem estilos parecidos, porque são casas rudes mas com estilos do século passado, são simples e aconchegante. São pintadas com cal e ficam parecendo umas com as outras. Elas tem em sua volta, cercas feitas de varas, que separa toda a propriedade e que no lado da casa, sempre existe algum tipo de curral, esse curral é para colocar o gado ou outro tipo de animal. 





          Com uma paisagem cinza e seca, o sertão nordestino mostra toda sua beleza e mistério dentro desse bioma único no mundo, e que, além da beleza, ele dificulta muito a locomoção das pessoas dentro dele. Entre pedregulhos e uma vegetação seca rasteira e densa, com alguns locais de desertificação, esse lugar mostra porque é mágico visita-lo. Você sempre vai encontrar alguma casinha branca, construída com tijolos brancos, com cercas de varas a sua volta, e um curral ao seu lado, dentro da caatinga nordestina. 





          Essa paisagem sertaneja e cinza, é que você sempre vai encontrar no sertão nordestino, isso é mágico e rico ao mesmo tempo, porque essa é a nossa cultura, no inverno a vegetação dentro de 3 dias fica verde, mas no período de secas, a paisagem é cinza mesmo, chamada de floresta branca. Entre xique-xiques, macambiras, paus ferros, juazeiros e juremas, você encontrará dentro dessa flora nordestina, várias espécies de animais do ecossistema, e que contribuem para a bela beleza e para o ecossistema desse lugar. 





          O sertão do nordeste brasileiro é mesmo assim, nada aqui vem de graça e nem cai de paraquedas, os sertanejos batalham muito dignamente dentro desse contexto de secas prolongadas e muitas dificuldades e misérias, esse homem nordestino trabalha honestamente para conseguir as coisas que eles precisam. 





          Essa terra é uma terra abençoada por Deus e feita por homens que trabalham para ganhar o seu próprio sustento. Precisam só deixarem de ser ingênuos, pois esse é o único defeito dos sertanejos que moram nas áreas mais pobre do sertão nordestino. Quando vir ao nordeste do Brasil, procure também conhecer as cidades do sertão nordestino, pois nem só de litoral vive o nordeste. 

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG