SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

19 de set de 2016

ESPETÁCULO DAS ÁGUAS

BELEZAS DA BAHIA | Fonte da imagem: fotostrada












BELEZAS DA BAHIA








      No nordeste brasileiro os rios têm dois aspectos muito importantes para a região. O primeiro aspecto é que alguns são permanentes, e outros, temporários. Os grandes rios do Nordeste brasileiro, são: o rio São Francisco, o Parnaíba, rio Jaguaribe, o rio Piranhas-Açu, o Rio Capibaribe e o Rio Una. Eles são classificados pelo seu volume d’água. Esses rios podem ser perenes, intermitentes ou temporários.







      Os rios perenes são aqueles que possuem um fluxo d’água durante o ano todo, esses nunca secam, mesmo com vários períodos prolongados de secas. Eles têm uma importância muito grande para essa região do nordeste brasileiro, pois na grande área do semiárido, a água é usada na agricultura e para consumo humano e animal. Hoje vamos falar do rio de ondas que fica localizado próximo ao centro da cidade de Barreiras no estado da Bahia. 






      A força das águas desse rio e a quantidade de pedras que existe no local é um dos fatores que faz com que produza ondas. Para as pessoas compreenderem tudo isso é só olhar as fotos desse rio, talvez, seja por isso, que o nome de Barreiras tenha saído desse cenário lindo e maravilhoso que Deus colocou aqui na terra. Durante o curso desse rio, vemos que tem muitas barreiras de pedras à flor d’água, dentro do rio grande, e que fica parecendo com o rio de ondas, e até mesmo com o som das mesmas.







      Outro fator importante é que a navegação só é permitida para pequenas embarcações, tais como: canoas muito pequenas e estreitas. A cidade de Barreiras abriga um verdadeiro paraíso ecológico, com rios, corredeiras, cachoeiras, serras e vale. Nessa região, é muito comum a prática de jet-ski, canoagem, isso no rio grande, já no rio de ondas, é fazer trilhas ou andar de bóia-cross, e também tirar um tempinho para apreciar as cachoeiras do Acaba vida e Redondo. 






      O bóia-cross é uma forma de se descer o rio de ondas através de uma câmera de ar, ou com botes e caiaques. Para os aventureiros que gostam da prática de esportes radicais, essa é uma ótima pedida. Esse rio, o de ondas, está para a cidade de barreiras, na Bahia, assim como as praias do litoral está para os praieiros. O rio de ondas desce da serra e percorre mais de 20 km em suas corredeiras. Esse rio, ganha das demais atrações que existem nesse local, pois ele acompanha a rodovia federal por alguns quilômetros e tem um acesso muito fácil de ser percorrido. 






      Tem uma infraestrutura muito boa, pois alguns bares estão instalados a suas margens, isso é uma forma de dá conforto e comodidade para quem frequenta o local. Hoje é preocupante o baixo índice do volume d’água do rio de ondas, os próprios nativos da região nunca viram um volume de água tão baixo e alguns fatores que podem estar prejudicando a vasão d’água desse rio e de alguns outros rios, todos nós já sabemos, não precisa ser expert no assunto, ou seja, isso é a falta de chuvas, talvez a utilização d’água do rio para consumo animal, humano e para outros fins, acima da média, talvez desmatamento, e outros fatores.







      Esse é um cartão postal da cidade de Barreiras na Bahia, e por tanto tem que ser preservado, pois não vemos, em qualquer canto, um rio igual a esse. Para isso, ele precisa muito da cooperação da população no que diz respeito a conservá-lo como uma maravilha de Deus. Conservando o rio, o homem está conservando a natureza e contribuindo para que seus filhos e netos conheçam mais na frente, esse rio lindo. Para chegar à Barreiras, segue pela Br 242, estando na cidade é só procurar um guia turístico.







       Bem pessoal, vou acrescentar aqui só uma coisa, pelo amor de Deus, tenham cuidado quando forem entrar em rio, açudes, represas ou mar, água não tem cabelo para as pessoas se segurarem. Primeiro, rios seja ele qual for, se tiver volume grande de água, eles vão ter sempre “caldeirões” que chamamos de redemoinhos dentro d’água, isso é fatal, não tem nadador que consiga sair de dentro deles, pois a força da água é imensa. 






       Sabemos que esses locais no sertão nordestino, são maravilhosos, são locais encantadores, que Deus deixou para nós apreciarmos aqui na terra, mas por favor, perguntem aquelas pessoas que moram nesses locais, que chamamos de “nativos”, se são locais perigosos, se vocês podem entrar de desses rios, açudes ou represas, pois nem sempre é do jeito que imaginamos, são locais extremamente traiçoeiros. 






       Bem, aqui, eu venho alertando já algum tempo, em minhas postagens, que na região nordeste do Brasil, tem locais muito belos, lindos mesmo, mas que, é extremamente perigoso e desafiador para qualquer homem, mesmo sendo os nativos da caatinga, e quando se trata de turistas, fica extremamente perigoso e desafiador a entrada dessas pessoas no bioma do Nordeste. Por favor procure nativos dessa região, para poder explorá-la com segurança. Eu aconselho a todos conhecerem o nordeste do Brasil, principalmente as belezas do sertão, com sua caatinga, seus rios, açudes e barragens, seus parques e suas trilhas desafiadoras, mas com pessoas que tenham nascido nessa região e que a conheça.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...