, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 09/20/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    20 de set de 2016

    AS ÁGUAS DO SERTÃO

    ÁGUAS DO NORDESTE | Fonte da imagem: blogdoflaviofernandes












    ÁGUAS DO NORDESTE







          Antes de falar das barragens e açudes do nordeste do Brasil, temos que falar nas secas prolongadas que vivem assolando essa região, e espalhando nas pessoas, um grande desespero, pois o terror da falta de água no sertão nordestino, deixa muitas famílias sem emprego, sem comida e sem perspectiva nenhuma. Ao contrário do que muitas pessoas pensam e falam, a seca não atinge todo o Nordeste, mas fica concentrada em uma área chamada de polígono das secas, basicamente em todo o semiárido nordestino. 





          Esta área abrange quase todos os estados do Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Piauí) e mais uma parte do norte de Minas Gerais. No sertão nordestino, as incidências de chuvas, são baixas, isso comparando com o restante da região Nordeste, pois o solo, o clima e o fenômeno El Niño  contribuem para que, essa região tenha secas prolongadas, pois esses fatores são os mais  prováveis para a falta de chuvas regulares no sertão nordestino. 





           No entanto, quando o período é realmente chuvoso nessas áreas do sertão, aí você nota o sorriso de felicidade e satisfação no rosto dos sertanejos, pois eles sabem que vai ser um período de fartura e trabalho para o agricultor. Isto é uma cadeia de prosperidade e geração de emprego e renda para todos. As chuvas sempre serão motivo de vida em regiões como essa. Existe uma quantidade muito grande de pequenos, médios e grandes açudes no nordeste brasileiro, isso sem falar de algumas barragens. Isso leva a crer, que, tendo chuvas, toda essa cadeia de açudes, vão sangrar e vão mostrar a beleza e a vida no sertão nordestino. 





          Nos açudes nordestinos, sempre tem uma infinidade de algumas espécies de peixes que procriam e matam a fome do homem do campo tais com: o piau, o corró, a piaba, a curimatã, a traíra, o cará e outros. Hoje eles já estão introduzem algumas outras espécies como: a tilápia, carpas e outros. Sendo assim, vemos que esses maravilhosos açudes do Nordeste, além de nos mostrar rara beleza quando estão cheios, ainda nos abastece com água e muitos peixes. Isso quando o período é chuvoso na região do polígono das secas, é claro. 





          As técnicas contemporâneas de açudagem surgiram na Índia, também na Inglaterra e Europa no século XlX. Também na América do Norte, nas terras áridas e semiáridas que existem por lá, também no século XlX, precisamente nas terras áridas de estados americanos, como: Montana, Colorado, Nebraska e Arizona. Então essas técnicas foram introduzidas no Brasil, acho que através desses países. Hoje as técnicas empregadas nas construções de grandes represas e açudes no sertão e em todo o Nordeste do Brasil, é claro que são técnicas brasileiras e que hoje é uma das mais avançadas do mundo. 





          Esses grandes açudes nordestinos, se destinam a beneficiar a agricultura dessa região, serve também para a pecuária e abastecimento para uso humano nas cidades que ficam situadas próximo a eles ou não. Fora a isso, eles servem também como área de lazer, criação de piscicultura e plantação de hortifrutigranjeiro. Eles são construídos para diminuir o problema crônico da escassez de recursos hídricos no Nordeste. O poder público na maioria das vezes é quem é responsável para fazer os grandes açudes. 





          No Nordeste do Brasil existem mais ou menos 70 mil açudes de superfície superior a 1.000 m². Fica em segundo lugar no mundo em quantidade de reservatórios, a Índia fica em primeiro. Grande açudes feitos no Nordeste brasileiro, são: Castanhão no Ceará, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves no Rio Grande do Norte, O Orós no estado do Ceará, e tanto outros açudes que fazem parte da paisagem e da vida do homem nordestino.




    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG