, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 10/14/16 10/14/16 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

14 de out de 2016

PRIMEIRA CABEÇADA

LÍQUIDO SUAVE | Fonte da Imagem: partiupelomundo












LÍQUIDO SUAVE








      A região Nordeste do Brasil é conhecida nacionalmente e internacionalmente por ser uma região diversificada em se tratando de turismo. Ela é indiscutivelmente uma região muito procurada em várias épocas do ano, isso por quem quer fazer esportes radicais, turismo de aventura, turismo de lazer, turismo religioso ou mesmo, por outros vários motivos. Essa região é muito conhecida pela sua culinária, pelas suas músicas, pelo seu artesanato, pelas suas festas fora de época e por várias outras vertentes. 






        Hoje vamos falar sobre o artesanato nordestino, esse artesanato é muito rico no que se refere a cultura popular do nordeste brasileiro, e que gera emprego e renda para uma boa parte da população de baixa renda. Dentre tantos itens do artesanato nordestino, vamos falar de um, que particularmente chega a deixar os visitantes intrigados. Vamos falar das aguardentes artesanais que são acompanhadas de frutas, já que essas cachaças artesanais, tem lindas garrafas decoradas. 






      A técnica é simples, e que requer um cuidado enorme na hora de colocar essas frutas dentro dessas garrafas junto com o líquido. Essas frutas são colocadas quando ainda estão em fase inicial de crescimento. Elas crescem dentro desses vasilhames de vidro, ainda quando estão nos galhos. 





       Depois que atingem a fase adulta, e que entram na fase de amadurecimento, elas então caem dentro dessas garrafas, e que são curtidas com a bebida que é introduzida nesse recipiente. Elas também podem ser introduzidas nas garrafas, através de cortes nesses vasilhames. 






      A tradição conta, que, cada bebida dessas, depois de curtidas, elas mudam de sabor e ficam sendo bebidas com sabores de frutas tropicais, ficam com mais suavidade. Então vemos que, esse é um tipo de bebida artesanal que as pessoas gostam de comprar para terem em suas casas como objeto decorativo ou não, isso depende muito de pessoa para pessoa. É bastante comum, nós encontrarmos essas garrafas de bebidas com frutas tais como: caju, goiaba, imbu, nas pequenas feiras de artesanatos ou nos centros de turismos do Nordeste brasileiro. 







       As garrafas chegam a ter acabamento artesanal com barbante feito de sisal, com o rótulo em cada uma dessas cachaça e dos sabores que elas têm. Essa tradição é muito antiga no Nordeste, pois são cachaças artesanais e curtidas artesanalmente que eles costumam a chamar de “primeira cabeçada”. O impressionante é que, o colorido que elas fazem por causa das frutas, é de chamar a atenção dos visitantes, pois o modo de preparo e de fabricação, deixa qualquer um curioso. 






    O aroma das frutas tropicais e o sabor dessas aguardentes, são os principais segredos para deixar essas bebidas mais saborosas e mais suave. Vindo ao Nordeste brasileiro, tente degustar essas bebidas artesanais, elas vão te mostrar os sabores do Nordeste.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...