, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 10/17/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    17 de out de 2016

    INSTRUMENTO MUSICAL NORDESTINO

    INSTRUMENTO CILÍNDRICO | Fonte da imagem: Mercado Livre













    INSTRUMENTO CILÍNDRICO 








          Vamos falar aqui um pouco dos brinquedos simples que estão espalhados nas feiras nordestinas, e que encantam a todos nós pela criatividade de alguns e também pela simplicidade de outros. Encontramos esses objetos criativos infantis facilmente em quase todas as feiras Nordestinas. Eles fazem parte da cultura de um povo simples e rico de ideias inovadoras na área cultural propriamente dita. 





          Antigamente a meninada ficava louca quando ia com os pais, para as feiras livres, primeiro porque essas crianças, eram mais presas em casa, e quando saiam com os pais para essas feiras, era como se estivesse indo para os shoppings de hoje, e segundo é porque elas viam aqueles brinquedos, como se fossem uns troféus. Então como a maioria daqueles brinquedos não eram tão caros assim, os pais terminavam comprando para eles. 





          Bem, mas vamos falar aqui de um pequeno brinquedo desses, que fizeram a alegria da criançada do sertão e das cidades nordestinas. Vamos falar do “Roi Roi” ou “Berra Boi”. Esse é um instrumento artesanal que tem uma altura de 11 cm, uma largura de 11 cm de comprimento e pesa 50 g. A simplicidade do brinquedo é de dar inveja a qualquer um. 





           Ele é feito com um pedaço de madeira que tem a forma de um graveto, possui um barbante que é preso à haste de um lado e na outra ponta, uma pequena caixa cilíndrica feita de argila, com uma extremidade fechada com pedaço de papel mais duro para poder prender o barbante. 





          O nome desse brinquedo foi dado devido ao barulho que ele faz e é parecido com o barulho da cigarra. Também de alguns anos para cá, vemos que a criançada do sertão nordestino as vezes participam de oficinas culturais, e aprendem a desenvolver esse brinquedo artesanal nessas mesmas oficinas. O “Roi roi”, também faz parte de várias áreas da cultura Nordestina, e do próprio artesanato dessa região. 





          Mas nos dias de hoje, já não existe tanto espaço assim, para que esse brinquedo seja usado em massa com a criançada, pois os computadores e celulares, tomaram o espaço desses brinquedos artesanais. Mas mesmo assim, ele ainda é usado, dentro da cultura popular do Nordeste, tais como em teatro de bonecos, oficinas culturais entre artistas e crianças e muito mais. 





          Então como vemos, esse era um dos brinquedos que fizeram mais sucesso entre as crianças da época, pois elas gostavam de usar esses brinquedos barulhentos, que na verdade, terminava fazendo o som distorcido e que encantava as crianças. 





          O incrível é que, a história conta que esses maravilhosos brinquedos vinham e iam sem elas mesmo perceberem, pois era mais ou menos assim: quando a meninada começava a usa-los todos os meninos usavam, e quando eles deixavam de usa-los, todos deixavam, era mais ou menos um tipo de moda, que existia na época certa de usa-los e de abandoná-los. 





          Então esses maravilhosos brinquedos, faziam parte da história infantil de cada uma dessas crianças, pois eles nasceram na época que realmente criança sabiam brincar como criança, eles sabiam aproveitar esse período tão maravilhoso na vida dos seres humanos. O Roi roi foi um tipo de brinquedo que realmente esteve presente na vida dessas maravilhosas crianças. Berra boi ou o Roi roi é um brinquedo muito especial, mesmo sendo barulhento, ele era um charme de simplicidade e de alegria para meninos e meninas.




    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG