, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 10/25/16 10/25/16 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

25 de out de 2016

AUTO DOS GUERREIROS

GENUINAMENTE ALAGOANO | Fonte da imagem: Tribuna do Agreste












GENUINAMENTE ALAGOANO






       Os folguedos, são festas populares de espírito lúdico que se realizam anualmente, em datas determinadas, em diversas regiões do Brasil. Eles têm origens religiosa, católica, como cultos africanos, e outros são folclóricos. Vamos falar de um desses folguedos que encanta o Nordeste brasileiro e o Brasil. Vamos falar de um folguedo genuinamente alagoano, vamos falar do “Guerreiro”. Esse folguedo pode ser considerado irmão do “Reisado”.  






       Esse auto, é um dos mais característicos e importantes folguedos populares do ciclo natalino alagoano. Ele é composto por um grupo de dançarinos e cantores multicolorido semelhante aos “Reisados”, mas com número maior de brincantes e episódios. Seus trajes e enfeites, tem um número maior de enfeites, e uma maior beleza nas músicas. Ele surgiu no estado de Alagoas, nos anos de 1927 e 1929. É uma vertente do “Reisado” alagoano, do antigo e desaparecido Auto do “Caboclinhos”. 






       Sabemos que a dança pode ser considerada uma das primeiras manifestações culturais inventadas pelo o homem. E de lá para cá, todos os dias, todos os anos, o homem inventa e reinventa novas danças, novos folguedos e assim caminha a humanidade. Então vemos que esse Auto Natalino, nasceu da mistura entre “Reisado” e “Caboclinhos”, representa a chegada de Jesus e a homenagem dos três reis magos. São antigas “Cantigas” bailadas, feitas por brincantes interpretando alguns personagens, e que usam trajes vermelhos inspirados na nobreza colonial. 







       Os trajes que eles usam, tem, bastantes fitas, espelhos, coroa e muito brilho. Eles representam: Palhaço, Rainhas, Reis, Sereia, índio e estrela entre tantos outros personagens. Os brincantes ficam na formação de dois cordões em fila, um ao lado do outro, aonde estão os Embaixadores, as Estrelas, a Borboleta, a Sereia e outros personagens, esses são alguns dos personagens que estão dentro do folguedo. Nesse folguedo, existe uma sequência de cantigas dançadas por um conjunto de bailarinos que dá o ar da coreografia desse folguedo. 







        Ele tem música, poesia, dança e teatro tudo junto, por isso é que ele é tão rico e belo de ser visto. Esse folguedo é acompanhado dos instrumentos musicais tais como a sanfona, tambor e pandeiros. A comemoração do auto é entre os dias 24 de dezembro até o dia de Reis, 6 de janeiro. Logo depois da reza do divino, no meio do espetáculo, acontece a luta de espadas entre os guerreiros. Este é o embate que envolve sempre mestre e os embaixadores contra outros personagens como o índio Peri. 






         Nessa encenação existe muita cambalhota e piruetas e toda boa ação que existe em uma luta de espadas. Então vemos que os folguedos, são apresentações culturais que contam alguma história seja ela folclórica ou de origem católica. O Nordeste brasileiro é realmente um celeiro de cultura popular, que faz dessa região, uma das mais ricas do Brasil. 






        O seu folclore é muito forte e rico, não é à toa que herdamos isso, foi por aqui, que o Brasil foi descoberto, então cultivamos muito, as influências culturais que foram introduzidas dentro da nossa cultura, absolvemos e adaptamos, até chegarmos a nossa própria cultura, que foi feita por nós mesmos, criando todo tipo de arte em cima da nossa vivência do dia a dia durante a participação de cada um de nós, dentro da nossa sociedade moderna. 







       Se bem, que sempre vamos ter influência de outras culturas, todos os dias somos influenciados por novas culturas, acho que isso é típico de um mundo mais globalizado, aonde as sociedades urbanas estão mais antenadas no modismo, na moda e nas tendências, pois tudo isso, vem e vão com a mesma facilidade que chegaram. É isso, mas isso é para outro papo.













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...