. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 11/15/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    15 de nov de 2016

    ELA DESBRAVOU O SERTÃO

    MULHER DE GÊNIO FORTE | verdade-queliberta











    MULHER DE GÊNIO FORTE








          Maria Bonita foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros, e nesse grupo, ela era muito importante, pois era mulher de Lampião, o Virgulino, o Chefe do bando. Seu nome de batismo era, Maria Gomes de Oliveira, nasceu no dia internacional da Mulher, 08 de março de 1911. Como quase toda criança daquela época, ela nasceu em uma fazenda em Santa Brígida, na Bahia. Maria Bonita casou-se bem jovem, aos 15 anos, e desde o início, o seu relacionamento com seu marido era muito conturbado. Zé Neném, quase sempre não se entendia com Maria Bonita, talvez fosse porque os dois tinham temperamentos muito explosivo. 






          Depois de muitas brigas com o seu primeiro marido, Maria Bonita se separa e vai para a casa dos seus pais. Em 1929, ela reencontra com o rei do cangaço, “Lampião”, e esse encontro foi amor à primeira vista, e isso culminou que, os pais de Maria Bonita, apoiavam o relacionamento dos dois, durante suas passagens pela fazenda do pai dela, Lampião convidou Maria Bonita para participar do seu bando. Ela aceitou e depois disso começou uma história de companheirismo e de lutas. Foram 8 anos de convivência, e durante esses anos, nasceu uma filha, e se chamava Expedita. 






    Durante todos esses anos que ela participou do “cangaço”, ela só foi ferida apenas uma vez. Durante um ataque, que teve como alvo de traição por parte talvez de algum amigo seu, no dia 28 de julho de 1938, Lampião e Maria Bonita, foram brutalmente assassinados. O papel das mulheres foi muito importante dentro do cangaço. Lampião só permitiu outras mulheres no seu bando, depois que conheceu Maria Bonita, isso depois de 1928. Mulheres no seu bando não carregavam nenhum fuzil, apenas pistolas automáticas. 






            Algumas delas eram jovens e tiveram filhos durante esse período de cangaço. De 1929 a 1932, as mulheres do cangaço, ficavam reclusas no lugar chamado Raso da Catarina, refúgio dos cangaceiros, no sertão da Bahia, bem no centro do bioma nordestino, lugar de difícil acesso. Então depois disso, elas foram autorizadas a acompanhar os bandos de cangaceiros, passaram a conviver com a elite sertaneja, esposas e filhas de coronéis poderosos. Seus maiores companheiros nas brincadeiras na infância, eram seus irmãos. 






           Ela tinha 11 irmãos. Como a casa em que morava era grande, tinha espaço para todos, então a brincadeira de criança rola solta. A entrada de Maria Bonita no bando, foi feita com festiva e calorosa recepção de baile perfumado, isso mudou o modo do bando ver as mulheres como guerreiras em seus bandos. Após a entrada de Maria Bonita no bando de cangaceiros, vieram outras mulheres como: Dadá, Inacinha, Maria de Juriti, Verônica, Lídia e muitas outras guerreiras. 






           Como Maria Bonita era daquelas mulheres firme de personalidade forte e libertária, foi a única mulher que sobe dominar Lampião, foi assim que ela teve forte ascendência para modelar o comportamento das outras mulheres no bando. A casa em que Maria Bonita morou antes de entrar para o bando de cangaceiros, fica cerca de 40 quilômetros do centro de Paulo Afonso, e está localizada a 15 do povoado de Malhada de Caiçara. 






           A gente tem que ressaltar que, elas tinham a proteção dos cangaceiros, mas elas não tinham vida fácil dentro da caatinga, era bastante difícil. Elas mesmo depois das gestações dentro da caatinga, tinham que fazer longas caminhadas, e fugindo das Volantes, caso elas não tivessem uma boa forma física, não conseguiriam sobreviver as adversidades desse bioma regional. Sua única filha, casou-se com Manuel Messias Neto, dando quatro netos a Lampião e a Maria Bonita. Maria Bonita e Lampião, saíram da batalha para entrar para a história, e fazem parte da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Digamos que ele era uma espécie de Robin Hoob da caatinga nordestina, e Maria Bonita, uma mulher formidável que, soube como ninguém, viver em paz com o rei do Cangaço.



    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG