. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 11/17/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    17 de nov de 2016

    LUGAR ACONCHEGANTE

    PARAÍSO DENTRO DA BAHIA | Fonte da imagem: lavainana











    PARAÍSO DENTRO DA BAHIA








          Posso dizer sem muito mistério que, a região Nordeste do Brasil, se pertencesse a outro país, seria uma mina de ouro em produção agrícola, turismos de todos os níveis legais, também seria uma região alto suficiente em todos os níveis. Sabemos que essa região sempre foi explorada politicamente, e é uma das que tem um grande índice de baixa escolaridade dentro do semiárido e em outras sub-regiões nordestinas, talvez por isso, ela venha sofrendo até os dias de hoje, na hora de escolher seus candidatos municipais, principalmente. 






          Mas mesmo assim, tem um potencial incrível, e que faz das pessoas que moram ou passam a morar por aqui, uma pessoa empreendedora e que tenta gerar recursos com as belezas naturais de algumas cidades. Vemos que, essa região, tem várias sub-regiões e cada uma delas com seus problemas e com suas qualidades. Sabemos que essas sub-regiões tem características físicas, diferentes uma das ouras. São quatro sub-regiões, são elas: Meio Norte, Zona da Mata, Agreste e o Sertão. 






           É muito importante, compreender as peculiaridades de cada uma dessas sub-regiões Nordestinas, é de fundamental importância para a análise das relações sociais e econômicas estabelecidas dentro de cada uma delas. Pois bem, sabemos que, a área que está situada o litoral dessa região, tem muito mais poder econômico dentro da própria região, do que outras partes do Nordeste, a começar pelas belezas naturais, é claro. 






           O litoral nordestino é ímpar, com suas belezas tropicais deixadas por Deus, aqui para nós, ele leva vantagens economicamente falando, em cima das outras regiões nordestinas, isso por vários motivos, um deles são as belas praias e seus visuais deslumbrantes, e por ter uma logística muito boa. Não foi à toa que, certa vez um certo comandante chegou e falou que a região do sertão era tão inóspita e de difícil acesso que, o litoral virou as costas para o sertão. 






           Então como eu falei, são regiões muito diferentes e que podem te passar imagens chocantes no duplo sentido ou não. A imagem do litoral Nordestino pode te chocar por ter tantas belezas e pode deixar você abismado com essa beleza toda. Já o sertão nas secas implacáveis pode te deixar chocado em ver tanta miséria, fome e sede, e também pode te deixar chocado em ver tanta beleza dentro do bioma nordestino em pleno semiárido, na época das chuvas. Certa vez um comandante falou, depois de percorrer o sertão nordestino, ele foi categórico: “ O litoral deu as costas para o sertão”, justamente pelas dificuldades que essa região tem de ser desbravada. 






           Então o Nordeste brasileiro, tem regiões como essas, que são o oposto umas das outras. Mas aqui nós vamos falar do turismo justamente no litoral nordestino, só que eu não podia abrir uma postagem como essa, falando só de belezas e de maravilhas da região do Nordeste Brasileiro, claro que eu tenho também que falar das sub-regiões Nordestinas, que são terríveis em épocas de secas, ou seja, algumas sempre estão em dificuldades absolutas a onde impera a fome a miséria e a sede, como é o caso da sub-região que chamamos de “Sertão”. 






           Bem, mas vamos falar aqui, da região a onde está o litoral. O litoral nordestino tem as suas maravilhas feitas por Deus, e consideramos isso aqui, o nosso “Caribe”. Vamos falar de uma vila que está na região da Bahia, e que recebe muitos turistas de todas as partes inclusive do exterior. Vamos falar de Caraiva na Bahia. Esse lugar é o típico lugar para quem quer ter tranquilidade absoluta. É uma comunidade ribeirinha que pertence a Porto Seguro. Tem pouquíssimos habitantes, mas tem muitos atrativos turísticos que merecem ser vistos. 






          A maioria das praias de Caraiva, está longe da agitação, elas são perfeitas para boa caminhada logo cedinho do dia, ao amanhecer, apenas para relaxar e apreciar o raiar do sol. Essas praias são muito boas para mergulhos, e é por isso que, elas sempre estão recebendo grande quantidade de mergulhadores durante todo o ano. Se você quiser relaxar comendo tira-gostos e tomando aquele suco, cerveja ou outra coisa na área gourmet, as praias de caraíba tem muitos bares e isso faz de você um turista feliz, pois vai encontrar uma boa infraestrutura no local. 






           Na praia barra velha, vive uma aldeia pataxó, e que vive do artesanato produzido por eles, é mais uma atração para você apreciar esse local e comprar artesanato de excelente qualidade feito pelos índios. Para chegar a essa aldeia pataxó, pode ser através de buggy ou a cavalo. Para quem vai a Caraiva, sempre é bom experimentar o passeio tradicional através do rio Caraiva, que pode ser feito de lancha ou barco de pesca. 






           Você vai ter como paisagem vários pontos de manguezais e poder apreciar todo o ecossistema dessa região. Você também vai ter como atração, a dança típica da região Nordeste do Brasil, que é, o forró. Indo a Caraíva, procure um guia autorizado, para lhe mostrar os lugares belos dessa região. Para chegar até Caraíva, você pega a BR 101. Passe por dentro do povoado de Monte Pascoal e siga aproximadamente 43 KM pela estrada de terra até Caraiva.










    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG