. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 12/31/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    31 de dez de 2016

    FOLGUEDO DENTRO DA CAATINGA

    SERTÃO FOLCLÓRICO | Fonte da imagem: projetoandarilha











    SERTÃO FOLCLÓRICO 










           Quando falamos de sertão nordestino para alguém que não conhece essa região, logo se percebe que, algumas pessoas pensam que o sertão, o nordeste é só miséria e fome, sede talvez, porque a água para chegar nessa região é, ou do céu, ou dos carros pipas, pois, como essa região vem sofrendo intermitentemente com as estiagens, o sertão fica à mercê das autoridades que governam esse país. Pois bem, o sertão nordestino não é só de seca que ele vive, e nem de sede, mas também de toda cultura que nasce da criatividade desses sertanejos que vivem lá. 





           Segundo os pesquisadores, o reisado é um folguedo que se desenvolve no Brasil inteiro, com uma variedade grande de estilos, e tem uma enorme importância para as diversas artes. Ele é uma das pantomimas folclóricas mais ricas e mais apreciadas, principalmente no Nordeste. Faz parte do repertório das Festas Juninas, e é apresentado de 24 de dezembro a 6 de janeiro, isto é, pelo Natal, ano Novo e Reis. 





            Ele é formado por um grupo de foliões, de pastores e pastoras, que se reúnem numa espécie de rancho, granjas ou roça, com o fim de visitar as casas das pessoas mais hospitaleiras da região. Eles cantam e dançam. Ele apresenta diversas modalidades e compõe-se de várias partes, tais como: abrição da porta, entrada, louvação ao Divino, chamadas do rei, peças de sala, danças, a guerra, as sortes, encerramento da função. Seus principais personagens é o mestre, o contramestre, Mateus, Catarina, figuras e moleques. 






           O reisado de caretas é realizado por trabalhadores rurais no sertão ou em qualquer outra parte da região Nordeste do Brasil. O Reisado de Careta é uma festa para salvar os três reis desde a noite do dia 25 de dezembro, data do nascimento de Jesus Cristo, até o dia 06 de janeiro, quando os Reis chegam a Belém. A criação cultural de uma comunidade, é baseado em suas tradições. 





          Os personagens tipificados no Reisado são tipos sociológicos construídos na verdade histórica de seus participantes. A influência em diversos níveis da vida, é o que integram o folguedo ativamente, como daqueles que o acompanham e o recebem em suas casas. Já se tinha notícia dos brincantes do Reisado de Caretas, dedes 1930, já falavam os pesquisadores. Desde o Cariri Cearense até uma parte da caatinga Maranhense, notamos que esse folguedo é ativo dentro da cultura popular do Nordeste brasileiro. 





           Análise do folguedo Reisado Careta, com música, dança canto e poesia, ele é realizado por pessoas simples que trabalham na roça no dia a dia da labuta pesada do sertão nordestino, mas que mostra para todos que, mesmo dentro do sertão as pessoas são cultas e tem uma história para ser contada. Esse folguedo é muito forte e está sendo preservado no município Caririense de Potengi no estado do Ceará. 





         O Reisado de Potengi que fica na região do Cariri cearense, próximo da Cidade do Crato, é um grupo único e possui uma linguagem própria de performance do folguedo, que não vemos em outro Reisado, isso dá mais valor de identidade cultural para ele. Costumo falar que, o sertão é cheio de artistas e de histórias culturais, que só enriquece a todos nós e ao Nordeste. O bumba meu boi deve ter sido introduzido lá pelo século XVl, no período do ciclo econômico do gado. 






           Segundo os pesquisadores, apesar de não possuir uma origem africana, o bumba meu boi é um espetáculo de negros, onde eles se apresentam conformados com a sua inferioridade social e transformam a sua dor em comicidade. Dentre tantos folguedos, esse parece ser um dos que, é muito importante, e um dos que, é mais praticado dentro da nossa cultura, isso faz com que ele seja preservado dentro dessa cultura.










    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG