, FESTA POPULAR | A ARTE DE NEWTON AVELINO

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    9 de jan de 2017

    FESTA POPULAR

    UMA DANÇA FOLCLÓRICA | Foto: Dmitri de Igatu












    UMA DANÇA FOLCLÓRICA







           A cultura popular do Nordeste brasileiro se desenvolve na região, diversificando a mesma cultura, mas com seus próprios costumes de sub-região para sub-região e de estado para estado. Vemos que isso enriquece mais ainda a história cultural e social dessa região brasileira. O mesmo folguedo, ele pode ser modificado e recriado de região para região ou de sub-região para sub-região. É claro que isso é muito aceitável, porque são povos que tem sua própria história e seus próprios costumes dentre de sociedades diferentes umas das outras e que fazem releituras de culturais regionais colocando no contexto os seus costumes. 






           É claro que, apesar de ser histórias diferentes, o folclore é o mesmo dentro da cultura popular nordestina de cada sub-região. No Nordeste, o primeiro registro da festa, apareceu no ano de 1840 num pequeno jornal de Recife chamado O Carapuceiro, mas sua origem é bem mais antiga. Muitos pesquisadores associa-se o seu nascimento, a expansão do gado, chamado de “ciclo do gado”, quando a partir do século XVll, o animal ganhou grande importância nas fazendas da região.






            Essa festa folclórica, é uma das mais tradicionais do Brasil e é considerada uma festa de origem negra. Como eu já falei anteriormente, esse mesmo folclore tem um mesmo sentido cultural e muda de nome em diversos locais do Brasil, estamos falando do “Bumba meu boi. No Pará ele se chama Bumba meu boi, no Maranhão ele se chama Calemba, no Rio Grande do Norte, Cavalo Marinho, na Paraíba, Bumba de reis, no Espírito Santo, Boi pintadinho e por aí vai. Nessa encenação semelhante a um auto, misturam-se danças, músicas, teatro e circo. 






             É uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressureição de um boi. Vamos falar aqui desse mesmo boi criado na cidade de Iguatu no Ceará e que leva o nome de “Boi Estrela”. Ele foi criado na Cidade de Iguatu por uma organização social “Gerais”. 






           Esse foi um movimento cultural Boi Estrela que em 2007 teve a preocupação social e cultural de criar um boi para que fosse divulgado e praticado com brincantes dessa região para que essa região tivesse um maior crescimento cultural dentro do próprio contexto cultural de toda região Nordeste e também uma forma de homenagear o padroeiro da cidade de Iguatu, São Sebastião. 






           O nome do Boi foi referente ao brilho dos diamantes. Como vemos, uma dança folclórica ou um folguedo, pode de região para região, mudar de nome ou de interpretação, isso depende muito dos costumes de cada sociedade. O boi é um dos folguedos (festa popular) mais representativos da cultura brasileira, pois reúne traços de três grandes ramos da formação do nosso povo: indígena, europeu e afro-negro. Já dizem os pesquisadores. 






           Geralmente, o boi é apresentado em festas juninas, e mostra as relações desiguais entres senhores de engenho, escravos e indígenas, numa sutil crítica social. A cidade de Iguatu no Ceará e os responsáveis pelo boi estrela, estão de parabéns, por ter recriado esse folguedo dentro dessa sociedade maravilhosa e de ter integrado toda essa história rica da cultura nordestina para que isso viesse interagir com a comunidade e fazer parte da história desse povo cearense tão cheio de história cultural e que tanto enriquece o nosso Nordeste e o Nosso Brasil. 






           O boi estrela é mais uma história que vem enriquecer o nosso folclore tão rico com é. Isso só vem beneficiar culturalmente, socialmente e economicamente a cidade que está apoiando esse tipo de evento cultural, pois todos saem ganhando com isso. O apoio a cultura sempre é importante e fundamental para o crescimento intelectual, cultural e social de qualquer sociedade.

    .





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Leia antes de fazer seu comentário
    -Os comentários do site são moderados.
    -Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
    -Comentários anônimos não serão publicados.
    -Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, para isso utilize o campo url
    -Os comentários não refletem a opinião do autor.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG