, BRINCADEIRA JUNINA | A ARTE DE NEWTON AVELINO BRINCADEIRA JUNINA - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

9 de jun de 2017

BRINCADEIRA JUNINA

MÊS DE FESTA E DIVERSÃO | Fonte da imagem: flickriver










MÊS DE FESTA E DIVERSÃO









         Em se tratando de região Nordeste do Brasil e de sua gente, notamos que um dos meses do ano em que eles mais comemoram, é o mês junino. Na verdade, esse pedaço do Brasil é muito festeiro, isso o ano todo. Não é à toa que essa região também é conhecida como “caribe brasileiro”, pois seu litoral é muito lindo, com paisagens belíssimas e muita gente bonita e festeira. 






      Mas, nessa região, as festas são prioridade e necessidade. Devido ao Nordeste do Brasil ser muito explorado economicamente e politicamente, é porque essa região, ainda tem suas sub-regiões atrasadas e sem quase infraestrutura, pois muitos políticos só aparecem de 4 em 4 anos para fazerem suas campanhas eleitorais e depois somem. 






        E na verdade, essas pessoas que moram nesses lugares longínquos do sertão, na maioria das vezes são pessoas pobres e muitas delas são analfabetas, não porque querem, mas também por falta de oportunidades. A geração de emprego e renda dentro do bioma nordestino quase não existe. É aí, onde entra a igreja católica, as pequenas prefeituras, e as pessoas que ali moram e começam a planejarem um calendário anual de festas comemorativas, tais como o aniversário daquele município ou de outro município, a festa do padroeiro de cada um desses município, as vaquejadas e tantas outras festas. Para que eles possam gerar emprego e renda, para aquelas pequenas cidades do interior nordestino. Então é por isso que vemos, que eles são obrigados a fazerem esses tipos de eventos, para poderem movimentar a economia dessas cidadezinhas. 






       Como o nordestino é festeiro desde que nasce, então isso é quase que uma obrigação para ele. Então como eu disse no começo da postagem, eles ficam esperando o mês de junho, para comemorarem o aniversário dos santos padroeiros da igreja católica. A devoção e a fé do homem nordestino é muito grande que isso a gente ver em cada gesto que eles praticam durante a sua jornada de trabalho, isso no campo, na cidade, ou aonde ele estiverem. Hoje vamos falar aqui, das brincadeiras de festas juninas para arrecadar dinheiro. São elas: rabo do burro, bingo, corrida com ovo, pau de sebo, dança da laranja, corrida de saco e tantas outras. 






     Qualquer brincadeira de festa junina pode arrecadar dinheiro, se esse for o objetivo. O rabo do burro é um tipo de brincadeira que você tem que acertar o rabo do burro na imagem do burro, isso, o jogador com os olhos vendados. A corrida do ovo, é quando os brincantes correm com um ovo equilibrado em uma colher na boca dos brincantes. 






      A Dança da laranja é feita com os pares dançando um forró e equilibrando bolinha ou laranja entre suas testas. O pau de sebo já está dizendo, eles colocam um mastro com sebo, de pelo menos uns doze metros de altura e que, na maioria das vezes, tem uma cédula com um valor monetário bem alto, onde os participantes são desafiados a tirarem essa cédula. 






      Essas brincadeiras, fazem desse mês junino, uma atração toda especial para quem vem em busca de ver diversão a moda antiga. Sabemos que o moderno pode muito bem andar de braços dados com o tradicional. Isso é o que é bonito na cultura, a gente preservar o passado para construir um futuro com uma identidade. 






      O impressionante nisso tudo é que, essa região brasileira, fica mais linda ainda mais, nesse mês junino, pois as fogueiras acesas nas noites juninas, os foguetões clareando os céus nordestino, as comidas típicas do sertão dando o ar de sua graça, e as quadrilhas juninas com suas coreografias, encantam a todos aqueles que participam dessa festa. 






      Tanto os brincantes quanto os visitantes ficam maravilhados com tanta cultura e tanta diversão. Essa magia dessa festa no mês de junho, não tem igual dentro do Brasil. É por essas e outras que esse mês a época é perfeita para nossas tradições com comidas típicas, decoração alegre, danças e muitas brincadeiras.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário
-Os comentários do site são moderados.
-Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
-Comentários anônimos não serão publicados.
-Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, para isso utilize o campo url
-Os comentários não refletem a opinião do autor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...