, UM REINO NA TERRA DO DOCE | A ARTE DE NEWTON AVELINO UM REINO NA TERRA DO DOCE - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

22 de set de 2017

UM REINO NA TERRA DO DOCE

ARQUITETURA IMPONENTE NO AGRESTE I Fonte da imagem: Vias percorridas











ARQUITETURA IMPONENTE NO AGRESTE







       O nordestino sempre foi bem criativo e inovador quando ele quer realizar seus sonhos. Costuma-se falar que, nordestino sempre está procurando o que inventar, pois eles são criativos e sempre estão inventando algo novo dentro do seu universo de criação. Pois essa história que vamos contar aqui, ela além de ser um fato real, ainda mostra o quanto a região do Nordeste do Brasil pode surpreender aqueles que não a conhecem, e não conhecem o povo que vive nela. 





       Certa vez pesquisando a internet, vi que nessa região, algumas pessoas gostam de botar em prática seus sonhos, e terminam construindo muitas coisas, inclusive castelos. Essa é uma região que existem vários castelos construídos, e hoje, vamos falar de mais um castelo construído dentro da caatinga nordestina e que fica na cidade de pesqueira. Em alguns outros pontos da região Nordeste, já existem alguns outros castelos, como por exemplo na cidade de Caicó no Rio Grande do Norte, o “castelo de Engady”. 






       Outro castelo que fica no Rio Grande do Norte é o castelo de Bivar, que fica na cidade de Carnaúbas dos Dantas. Ainda existe um outro castelo na cidade de Felipe Guerra no Rn e outro com o nome de “Castelo de Zé dos Montes”. Como nós vemos, essa já uma prática bem comum dentro da região do Nordeste brasileiro. Então vemos que essa é uma prática bem comum entre nordestinos. Mas hoje vamos falar de um outro castelo, que está construído em uma área de 2.000m², e ele tem 8 salas 9 quartos e 12 banheiros e que surpreende muito pela sua altura. 






       Já fazem 20 anos que o proprietário vem desenvolvendo esse projeto e ainda continua inacabado. Esse castelo está construído em uma base de pelo menos 6 andares. Esse é um dos castelos encravados no meio do sertão e que é bem luxuoso. Digamos que sua arquitetura é uma arquitetura mista ou espontânea pois é aquela arquitetura que você vai construindo sem uma regra pré-estabelecida, ou seja, o proprietário vai colocando o que ele acha que deve ser colocado no castelo e com objetos de todas as culturas e de todos os gostos. Essa é uma das construções mais espetaculares encravadas no sertão nordestino. 






       A criação da obra é majestosa, tanto no que se refere ao cultural, como no social da cidade, pois ela se torna muito importante para a cidade de Pesqueira, como ponto turístico e porque não dizer para o sertão pernambucano. Vemos que o imponente castelo, tem uma história de sonhos e de realização por parte do seu proprietário. Sendo assim, essa história de sonho concretizado pelo seu proprietário, é mais uma história de sonho e de realização por parte de um sertanejo com seus desejos, que sempre quis realizar algo durante a sua caminhada de vida. Essa obra começou a ser construída junto de uma antiga casa do proprietário. 







       Não foi criando um projeto, foi somente reconstrução para aumentar a residência anterior e terminou que foi surgindo essa bela obra de arquitetura livre, se assim podemos chamar. Esse castelo está situado na cidade pernambucana de Pesqueira que tem 66 mil habitantes e que se orgulham dessa cidade ser bem pacata. Vemos nisso tudo que, essa obra, é uma realização de um sonho e que apesar de todo os sacrifícios, tanto financeiro como pessoal, o proprietário ver nisso, um movimento cultural que direta ou indiretamente, sua obra pode vir a beneficiar a cidade. Deixando tudo isso de lado, essa é uma incrível história que nos remete aqueles castelos da idade média.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário
-Os comentários do site são moderados.
-Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
-Comentários anônimos não serão publicados.
-Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, para isso utilize o campo url
-Os comentários não refletem a opinião do autor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...