, CAPITAL DA RAPADURA | A ARTE DE NEWTON AVELINO CAPITAL DA RAPADURA - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

10 de nov de 2017

CAPITAL DA RAPADURA

CIDADE DO AGRESTE PERNAMBUCANO l Fonte da imagem: guia do turismo brasil







CIDADE DO AGRESTE PERNAMBUCANO






       A região nordestina tem muitas belezas e muitos locais encantos para encantar a todos que por ela passam. Vemos que o bioma nordestino está cheio de belezas naturais que a própria natureza criou e que agora, o homem usa isso para ser uma fonte de renda e uma forte fonte de geração de emprego e renda para cada uma dessas sub-regiões que existem dentro da região nordestina. Dentre tantas belezas espalhadas nessa linda região, vemos que existem regiões que transformaram em parques, algum espaço, com a fauna e flora riquíssimas e que isso veio a preservar esses locais, e ao mesmo tempo gerar emprego e renda para essas pessoas que moram nesses locais. 





      Hoje vamos falar de uma linda cidade que foi beneficiada e teve a generosidade da natureza que lhe concedeu. Hoje vamos falar de Triunfo, uma cidade que fica  no estado de Pernambuco. Eu costumo falar, que Deus foi muito generoso com o Nordeste brasileiro, pois esse estado tem naturezas mil. Ele tem um litoral lindíssimo, tem uma zona da mata linda, tem um agreste maravilhoso, um sertão incrível e um meio norte diferente de todas essas outras sub-regiões nordestinas, onde você pode encontra caatinga e cerrado, e é aí que você ver o quanto Deus foi generoso com essa região e as pessoas que nela vivem. 





      Como eu ia dizendo, nós vamos falar dessa linda cidade de Triunfo. Ela está localizada no sertão do Pajeú, a uma altitude de 1.260 metros. Esse é um dos pontos mais alto do estado de Pernambuco. Essa cidade fica distante da capital do estado, Recife, cerca de uns 400 KM. O nome veio depois de uma luta que houve entre a poderosa família dos Campos Velhos, da cidade de Flores, e os habitantes da povoação da Baixa Verde, que queriam que esse lugar tivesse mais progresso, então começaram com a criação de uma feira livre, já os Campos Velhos, não gostaram e partiram para violência, para acabar com a feira livre desse lugarejo, diversas vezes, vindo até as vias de fatos, com perdas de vidas. Mesmo assim, eles não conseguiram acabar com a tal feira. 





      Depois de muitas discussões, os habitantes que moravam em Baixa Verde e eram a maioria, fizeram uma baixa assinado e solicitaram da Assembleia Provincial e do Diocesano, que a povoação fosse transformada em freguesia e elevada à categoria de vila, o que ocorreu em 2 de julho de 1870, através da Lei Provincial nº 930. Então foi assim que criou a freguesia de Nossa Senhora das Dores, desmembrada da freguesia de Flores, e elevou a povoação de Baixa Verde à categoria de Vila com a denominação de Triumpho. Em 13 de junho de 1884, através da lei Provincial nº 1.805, foi criada a comarca, de Triunfo, e com isso, a volta da Baixa Verde, que foi elevada à categoria de cidade. 





       Essa cidade é cheia de belezas naturais e também é conhecida como “Oasis do Sertão”, ela também é muito conhecida como a capital da rapadura. O carnaval de Triunfo é um dos mais conhecidos do interior pernambucano. O festival de cinema de Triunfo, também é muito conhecido. Essa festa é voltada para os amantes da “sétima arte”. Esse festival ocorre no Cine Teatro Guarani e exibe vários filmes, como curta metragem, e animação. A premiação do festival é muito concorrida por diretores de vários lugares do Brasil, e tem uma boa premiação. 





      Alguns pontos turísticos de Triunfo são: a cachoeira do pinga, museu do cangaço, lago João Barbosa Sintonio, cacimba do João Neco, furna dos Holandeses, águas parque, pico do papaguaio, engenho São Pedro, museu da cachaça, museu do cangaço, cine teatro guarani e tantos outros pontos que essa cidade proporciona para os visitantes e para os nativos. A festa dos estudantes também movimenta durante uma semana, essa cidade. 





      O clima em Triunfo é tropical e chove muito, menos no inverno que no verão. De acordo com a Kõppen e Geiger, o clima é classificado como Aw. Em Triunfo a temperatura média é de 21°C. A pluviosidade média anual é de 1082 mm. Venha curtir o frio dessa cidade maravilhosa do sertão pernambucano, e conhecer os pontos turísticos que ela oferece para todos os visitantes e para todos aqueles amantes da beleza natural da região. Venha saborear a culinária regional, que é uma delícia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário
-Os comentários do site são moderados.
-Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
-Comentários anônimos não serão publicados.
-Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, para isso utilize o campo url
-Os comentários não refletem a opinião do autor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...