, SABORES TROPICAIS | A ARTE DE NEWTON AVELINO SABORES TROPICAIS - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

10 de nov de 2017

SABORES TROPICAIS

INFLUENCIAS CONTINENTAIS l Fonte da imagem: daqui o popular










INFLUÊNCIAS CONTINENTAIS








      O apetite é antes de mais nada um instinto natural dos seres viventes, principalmente de nós, seres humanos. Precisamos respirar, beber e dormir. Esse extinto é tão poderoso que, as pessoas esfomeadas não conseguem pensar em outra coisa senão em comida. Nós seres humanos podemos transformar esse ato, o ato de comer, em algo muito mais significante e mera satisfação de uma necessidade. Comer sempre é um prazer. Cada país tem sua própria gastronomia, e elas são dividida por cada região. Isso acontece também aqui no nosso país; cada região define uma cultura e consequentemente a sua gastronomia. 





      A gastronomia nordestina é uma das mais ricas do nosso país, além de ter sabores picantes, aromatizantes e uma variação de muitas culturas, soubemos adapta-la aos nossos próprios gostos. Especificamente no Nordeste brasileiro a gastronomia vem tomando lugar de destaque dentro do setor turístico. Além disso, a culinária passou a ser tratada como patrimônio cultural e, portanto, capaz de dá destaque à imagem do Nordeste lá fora. A culinária também pode ser muito importante para o desenvolvimento sustentável na área rural, tornando-se importante instrumento de inclusão social e fator determinante no setor econômico de cada região do Nordeste do Brasil. 





      A região do Nordeste, teve as mesmas origens e influências culturais, pois foi pelo o Nordeste que o Brasil começou. A cultura de toda essa região teve muita influência dos europeus, orientais, africanos, indígenas e várias outras nacionalidades. Isso fez com que essa região ficasse rica na área cultural. Com muitos pratos diferentes entre o sertão e o litoral, o Nordeste do Brasil mostra que, entre a senzala e a casa grande, saíram pratos deliciosos que até os dias de hoje fazem dessa terra, uma terra que inventa manjares. 





      No litoral temos o acarajé, o vatapá, moquecas, peixe frito, caranguejo, siris e camarões. No sertão temos: o bode assado com macaxeira, a tripa assada, a carne de sol, a linguiça, o queixo coalho, o mocotó, a galinha caipira e tantos outros pratos deliciosos. Na mesa do nordestino, o clima semiárido da caatinga deixa sua marca em pratos ligados à conservação dos alimentos e altos teores calóricos. Já no agreste e no litoral, as recitas ganham diversidade de ingredientes e cores. O sabor picante e aromático, marcam a culinária nordestina como um todo. Muitos pratos são encontrados em toda região, com variações de nomes nesses pratos. 





      Na maior parte das vezes o turismo sempre está por trás de um grande empreendimento hoteleiro, e com isso vem a gastronomia; isso faz com que o turista tenha curiosidade em conhecer a comida típica daquele lugar aonde ele está visitando. Afinal o paladar é uma das melhores formas de se manter vivo na memória o que se vivencia. Saber e sabores são coisas que bebe na mesma fonte. Então sempre é bem importante que as pessoas invistam em culinária porque essa é uma boa forma de divulgar o seu lugar, de gerar emprego e renda e de mostrar a sua cultura. 





      Na verdade, o Nordeste brasileiro tem várias formas e sabores para inventar novos pratos dentro da sua culinária, foi daí que, a cozinha nordestina, sempre está inovando e inventando novas formas e novos sabores, para poder se apresentados aos turistas todos os dias, todos os meses e todos os anos. O Nordeste do Brasil foi privilegiado quando Deus criou o mundo, pois essa região além de ter um litoral e um sertão lindo, ainda tem uma logística excelente, tem uma ótima infraestrutura tanto em hotéis como em pousadas, e uma cozinha maravilhosa, tanto a cozinha regional, como a cozinha internacional. Isso faz dessa região, uma boa pedida para os turista.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário
-Os comentários do site são moderados.
-Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
-Comentários anônimos não serão publicados.
-Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, para isso utilize o campo url
-Os comentários não refletem a opinião do autor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...