, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 02/03/17 02/03/17 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

3 de fev de 2017

A ARTE DO SERTÃO

AS BONEQUEIRAS | Fonte da imagem: paraibaem1000lugares












AS BONEQUEIRAS







       O artesanato da região nordeste do Brasil é muito forte, ele traduz a manifestação da arte e da história de um povo, e para se conhecer e entender tudo isso, é muito importante que as pessoas visitem as feirinhas de artesanatos que existem em cada espaço da região Nordeste do Brasil, só assim, podemos entender o quanto essa forma de expressão artística é importante para cultura dessa região. 






       Essa forma de fazer arte, ela pode trazer para cada região dessas, o desenvolvimento social, econômico e principalmente cultural. A região Nordeste, tem um trabalho muito tradicional nessa forma de fazer arte, pois tem um grande número de artesãos que se dedicam em transformar suas ideias e suas técnicas de trabalho em arte principalmente nesse estilo de arte, que é transformando suas ideias e concretizando na fabricação de bonecas e bonecos, pois essa região brasileira é muito tradicional nesse tipo de arte. 
      





       Na minha opinião, eu acho que, o artista deve escolher só um suporte para praticar a sua arte, pois quando ele mistura demais, isso pode se tornar uma grande dificuldade para o artista, pois ele na ânsia de querer fazer todo tipo de arte com o mínimo de qualidade, termina se frustrando por não ter conseguido fazer pelo menos uma forma de boa qualidade, isso não quer dizer que, o artista fique limitado, de jeito nenhum, ele tem mais é que fazer suas experiências artísticas. 






       Mas isso é outra história. O importante é que, em qualquer sub-região nordestina que você se encontrar, você vai se deparar com um artista de qualquer suporte. Você pode dá de cara com um artista plástico, ou um artesão, ou um violeiro, ou um cantador e por aí vai. 






       A arte popular nessa região, é sagrada, dada por Deus. Pois na maior parte das vezes, os artistas populares são autodidatas, eles não possuem formação acadêmica, por isso é que eu digo, eles têm o dom divino, que o criador deu para cada um deles. 






       Então esses artesãos, são pessoas simples do interior dessa região e que fazem o que todo artista popular faz, que através da sua arte exprime um sentimento de tudo que ele ver ao seu redor. Geralmente essas mulheres artesãs que fazem bonecas de pano, algumas se juntam com outras,, e vão para baixo de alguma árvore e começam seus trabalhos em equipe e vão produzindo suas artes, e se divertindo naquele bate papo informal do dia a dia. As bonecas feitas por artesãs nordestinas, são de vários estilos, aspectos e cores. 






       Como toda arte, essa também é diferenciada uma das outras. Essa é uma forma simples e rudimentar de boneca, pois o corpo de cada uma delas, são confeccionados em tecidos, com preenchimento de diversos materiais. Elas nos anos de 1930 eram encontradas somente nas feiras livres como forma de brinquedo de crianças mais pobres. Hoje podemos encontrá-las tanto em feiras livres como em lojas de artesanatos como em boutiques. Também são encontradas de todas as formas e gostos dos clientes. 






       No artesanato nordestino, elas estão presentes em muitas feiras livres do sertão nordestino, e são até exportadas para outros países, isso mostra o quanto esse artesanato é forte. São conhecidas carinhosamente como “bruxinhas”. Mesmo sendo outro seguimento de materiais aplicado, as bruxinhas disputam espaço com artesanato feito de barro, e isso mostra o quanto a criatividade dos artesãos nordestinos é fértil. O colorido e os materiais empregado nas peças, é de dá inveja a qualquer um que tem o prazer de admirar esse belo trabalho, feito pelas mãos de grandes artesãos do Nordeste brasileiro.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...