. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 02/20/17

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    20 de fev de 2017

    PAISAGEM ÁRIDA DO SERTÃO

    VIDAS SOFRIDAS NO SERTÃO | Fonte da imagem: reportermaceio











    VIDAS SOFRIDAS NO SERTÃO








          O difícil acesso, a localização de diversos lugarejos e cidadezinhas do sertão do Nordeste brasileiro, a falta de infraestrutura por parte dos poderes públicos, são esses e outros fatores que, tornam-se empecilhos do escoamento agrícola e pecuário dessas regiões, pois a péssima conservação de algumas estradas do sertão, é que, dificulta muito o progresso econômico, social e cultural dessas regiões. 





          O Nordeste brasileiro é realmente uma região de contrastes diferentes que você observa em cada sub-regiões do Nordeste. Algumas rodovias que cortam o Nordeste e que ficam dentro do sertão nordestino, podem ter algumas diferenças dentro do bioma da caatinga. Você pode ter uma mesma BR com aspectos totalmente diferentes dependendo do local, da cidade, e até dentro de um estado para outro, ela pode ter a sua conservação totalmente o inverso de outra estrada de outro estado. 





          Por exemplo, a BR 316, ela no Piauí é bem conservada já no estado de Alagoas e também no de Pernambuco, em algumas regiões, ela está irreconhecível, aí entra toda uma parte burocrática que só se ver por essas bandas do Brasil. Pois bem, as vezes os governantes querem fazer a coisa, mas esbarra nessa tal burocracia. Mas isso se tornou cultural para todos nós. 





          As licenças ambientais, são documentos a serem tirados para que os executores das obras de pavimentação asfáltica possam fazer a obra ou as obras de acordo com esses órgãos ambientais, para que o meio ambiente não venha a ser prejudicado com o progresso e nem com a modernidade da vida humana. 





          Essas regiões mais remotas e que ficam dentro da região nordestina, são as que sofrem mais, pois são habitadas por gente humilde que só se preocupam com os seus afazeres e com a labuta do dia a dia de suas regiões, só cobram alguma coisa dos poderes públicos quando estão sendo muito prejudicados, como por exemplo: a falta de infraestrutura para o escoamento das suas produções, ou a falta de um hospital, e por aí vai. Então são regiões como essas que estão dentro da região nordestina, que já existem há muito tempo e que, no entanto, algumas delas, quase não são beneficiadas por projetos sociais que beneficie esses próprios moradores. 





          Quando viajamos pelo sertão nordestino, vemos esses pequenos povoados e pequenas cidades que, estão lá, mas são cidades esquecidas. Esses lugares dentro do sertão, são lugares que tem uma vegetação seca, cinza e densa em consequência da falta de chuvas nesses locais, faz com que essas estradas estejam só na piçarra e que elas são a única opção para essas pessoas trafegarem nela. A BR 316 tem é um exemplo disso, em alguns estados ele tem asfalto de boa qualidade, e em outros estados nem tanto. É triste mais é uma realidade. 





          O abandono de algumas estradas do sertão nordestino, é péssimo, principalmente para os moradores que precisam trafegar por essas estradas de barro. Sem sinalização e cheia de buracos, elas são verdadeiros desafios entre motoristas e viajantes. Essas estradas geralmente cortam pequenas cidades dentro da caatinga nordestina, e que forma um bioma único em todo o mundo. Geralmente essas cidadezinhas, são perdidas no tempo, pois ainda o que funciona dentro delas são serviços precários que a população termina se acostumando e levando a vida do jeito que Deus quer. 





          É quase cultural, esses problemas estruturais de algumas das mais longínquas estradas vicinais e algumas Brs perdidas no tempo e no esquecimento dos poderes públicos, elas são de fundamentais importâncias para a malha viárias nordestina, seja em que região for do Nordeste brasileiro, mas que tendo conservação asfáltica em muitas delas, isso faz gerar progresso nessas regiões e faz com que muitos lugares esquecidos dentro da caatinga, venham a gerar emprego, renda e melhorar o sociais dentro dessas regiões. 





          Quando a burocracia acabar, pode ter certeza de que o Nordeste e o Brasil, vão dá um salto de qualidade social, econômico e cultural em todos os níveis e em todos os sentidos. Outra solução boa para o desenvolvimento do sertão do Nordeste e do Brasil, economicamente, seria uma grande malha ferroviária, tanto no que se refere a trens de passageiros, como trens de cargas, pois ia desafogar e muito a malha viária brasileira, além de economizar asfalto nas rodovias, mas aí é outro assunto.


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG