. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 03/14/17

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    14 de mar de 2017

    CAPITAL DO REGGAE

    ILHA DO AMOR | Fonte da imagem: Decolar












    ILHA DO AMOR







          Como quase toda as capitais do dos estados do nordeste brasileiro, a cidade de São Luiz do Maranhão é uma dessas cidades bela e cheia de atrativos para serem mostrados. Não existi uma época determinada para você visitá-la, pois essa cidade, tem seus encantos em cada rua, em cada espaço, em cada canto dela. Ela tem um grande acervo cultural, e isso faz com que ela se destaque de algumas outras capitais. Foi colonizada por franceses. 





          No século XVll, navegadores de Cancale e Saint-Mailo se estabeleceram na região e a batizaram com uma singela homenagem ao Rei Luís Xlll. A economia dessa época, era impulsionada pelo plantio e exportação de cana de açúcar, tabaco e cacau. Isso fazia dessa região, uma região próspera e rica, pois o progresso da região e as exportações dos produtos que ela produzia, fazia dela uma região próspera e de geração de emprego e renda para quem procurava se instalar nesse local já nessa época. 





          São Luiz foi fundada pelos franceses em 1612, foi implantado na cabeça de uma península formada na confluência dos rios Bacanga e anil e caracteriza pela influência portuguesa, que tem uma mistura muito forte que já dava para se identificar a olho nu, principalmente nos seus azulejos em várias fachadas dos seus casarões na parte do centro cultural dessa cidade. A expansão urbana acelerou-se no período dos séculos XVlll e XlX, obedecendo ao traçado original do ano de 1615, e que foi feito pelo engenheiro português Francisco Frias de Mesquita, após a expulsão dos franceses. Essa capital guarda muitos segredos em cada beco, em cada esquina e em todos os seus espaços. A sua cultura tem heranças indígenas, europeias e africanas. 





          Ela é a única capital brasileira totalmente situada numa ilha. Mesmo com muitas mudanças ocorridas durante todos esses anos, São Luís do Maranhão tem uma grande comunidade negra do país, e chega a ser a terceira comunidade negra do Brasil. Essa cidade está situada na sub-região nordestina chamada de “meio norte”. Isso é que move as pessoas de São Luís do Maranhão. Recebeu o tombamento pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1997. 





          Possui um acervo arquitetônico colonial avaliado em cerca de 3500 prédios, espalhados por uma área de 250 hectares de centro histórico, sendo uma parte de casarões com mirantes revestidos com azulejos portugueses. Muitos desses prédios foram restaurados; e isso é uma vitória para a história cultural de São Luís, para a história cultural do Nordeste e para a história cultural do Brasil, pois uma cidade sem história, um estado sem história, uma região sem história e um país sem história, claro que isso não vai lhe dá identidade. 





          É preciso todos nós valorizarmos o que é nosso, através de ações, incentivos e trabalho. A prefeitura Municipal de São Luís funciona no palácio la Ravardiére, construção de 1689. Essa cidade é um município mais populoso do Maranhão, além de ser o 15º município mais populoso do Brasil. Essa capital nordestina contribui e muito para o progresso do meio norte na região nordestina, do Nordeste e do Brasil. A culinária típica maranhense é variada, saborosa, com temperos e personalidade marcantes. 





          As influências da cozinha maranhense vêm de índios, portugueses e africanos. Mas muito mais dos africanos, que souberam dar vida e sabores novos a tudo que encontraram nessa região. O arroz de cuxá e o peixe frito é um dos pratos bem pedido nessa região, é quase uma instituição para os maranhenses. Quando você vier ao Nordeste, procure conhecer São Luís e a sua história, pois a terra de Alcione, do Tambor de Crioula, do Tribo de Jha, bumba meu boi e tantos outros, vai te receber de braços abertos. A capital do Reggae é linda de se ver. Venha conhecer a ilha do amor, São Luiz do Maranhão.






      

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG