, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 04/03/17

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    3 de abr de 2017

    TEMPLO RELIGIOSO

          ESTILO MANEIRISTA | Fonte da imagem: Momentos pelo Mundo









    ESTILO MANEIRISTA






          O nordestino por si só, já é por demais, muitos católicos e devotos de vários santos da igreja católica, pois são homens de boa fé e de fé inabalada, pois eles são conhecedores de toda uma história de fé dentro de suas famílias. Então isso nasce de berço, pois vai passando de pai para filho e é assim que essa prática de fé religiosa passa de geração para geração dentro das famílias desses sertanejos. 





          Na região Nordeste do Brasil, a religião católica é predominante, e é assim desde o descobrimento do Brasil, pois os povos que vieram aqui na época de Brasil império, colônia e até a data de hoje de Brasil república, esses povos eram da religião católica, e por estar na rota do descobrimento, o Nordeste foi a porta de entrada de padres jesuítas a catequizar índios e brancos daquela época, de lá para cá é claro que a influência só veio a aumentar a tendência religiosa desses povos. 





          Bem, mas hoje vamos falar de uma igreja católica e talvez seja a mais antiga igreja do Brasil, que está em solo pernambucano e dentro do Nordeste brasileiro. Como o Brasil foi descoberto pelo Nordeste, é capaz de que essa igreja católica seja a mais antiga do Brasil. Ela fica no município de Igarassu no estado de Pernambuco. 





          Após a vitória dos portugueses sobre os índios Caetés, nativos que habitavam aquela região daquela época de 1535, por ordem do capitão Afonso Gonçalves, foi dada uma ordem para construírem uma igreja no local da vitória Portuguesa sobre os nativos daquela região. Então foi construída uma capela e consagrada aos santos católicos Cosme e Damião. O estilo dessa capela é simples e parece mais com o estilo maneirista. 





          Por volta 1654 a igreja foi reconstruída, já que durante a invasão holandesa em Pernambuco lá pelos anos de 1630, talvez um pouco mais, essa igreja foi depredada. Em 1950, ela passou por uma restauração que a deixou mais próxima das suas características do século XVll. Os nomes de São Cosme e Damião no Brasil estão misturados com a história da escravidão. Muitos dos escravos trouxeram da mãe África, suas crenças e não aceitaram o cristianismo. 





          Ninguém pode culpa-los pois como era que um cristão escravizava outro cristão?! Eles eram proibidos de cultuar suas crenças, isso era feito pelos fazendeiros de origem portuguesa, que festejavam seus santos cristãos. Falam os estudiosos que essa tradição nasceu dentro da igreja católica, mas até hoje, muita gente segue a tradição de distribuir doces e balas para as crianças. Bem, voltando ao nosso assunto da capela, ela foi tombada pelo IPHAN – Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional, no dia 25 de maio de 1951. 





          É bom a gente destacar que, desde o descobrimento oficial do Brasil em 21 de abril de 1500, até a década de 1530, não houve uma colonização efetiva do território brasileiro. A colonização só ocorreu diante da ameaça de outros países europeus roubarem a coroa portuguesa. O milagre atribuído aos santos da igreja católica Cosme e Damião, ocorreu no ano de 1685, quando as cidades de Recife e Olinda, Itamaracá e Goiana foram isoladas pela febre amarela e Igarassu escapou ilesa da epidemia. 





          Como vemos, não é à toa que, os nordestinos e todos nós brasileiros, têm a influência de Portugal em todos os aspectos: na culinária, na religião, na moda, no idioma e em toda nossa cultura. Isso é cultural, porém, nós herdamos, adaptamos e depois conseguimos absorver tudo isso e por fim nós construímos nossa própria cultura através de cada passo dado, de cada criação que nós criamos e de cada costume que nós tínhamos e temos, isso fez de nós mesmos, criadores de nossas próprias criações dentro do nosso universo cultural, a nossa cultura é única, é nossa e genuinamente brasileira. Herdamos sim, muitas riquezas culturais de outros continentes e isso enriqueceu a nossa cultura realmente, mas nós temos a nossa própria cultura.









    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG