QUADRILHAS JUNINAS – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: QUADRILHAS JUNINASBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: QUADRILHAS JUNINAS A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: QUADRILHAS JUNINASBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: QUADRILHAS JUNINASBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

20 março, 2013

QUADRILHAS JUNINAS






COMEMORAÇÃO POPULAR

   

    O mês de junho é um mês tipicamente nordestino, levando em conta que é um mês de festas juninas. Eu tenho saudades daquelas festas de folguedos e de tradição feitas nos interiores do sertão do Nordeste. 

    



     Tudo era muito romântico e popular, tendo em vista que as quadrilhas juninas eram feitas de acordo com o que os nossos avós e ancestrais ensinaram. Tudo era muito simples. As festas juninas no século XX eram o retrato do nordeste. Tinha fogueiras, os quitutes doces e salgados, e as famílias se reuniam para participar dessa festa genuinamente nordestina. 

    



      Hoje vejo que em algumas regiões do sertão nordestino já não existe esse cenário tão cultural assim. Hoje, as quadrilhas antes de mais nada são um meio de negócio. Virou realmente um comércio. Acho que aquele sonho de sertanejo perdeu um pouco do brilho, por ver a cultura popular virando antes de mais nada um meio de comércio, e o pior modificando tudo aquilo que aprendemos.



    

Nenhum comentário: