CHAPÉU DE COURO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CHAPÉU DE COUROBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CHAPÉU DE COURO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CHAPÉU DE COUROBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CHAPÉU DE COUROBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

20 março, 2013

CHAPÉU DE COURO

Fonte da imagem: tititidabahia



OS VAQUEIROS QUE MANTÉM A TRADIÇÃO

    


          O chapéu de couro é uma indumentária  de uma figura muito conhecida na cultura popular do nordeste, o vaqueiro. O chapéu de couro é um dos símbolos da região, isso é uma constatação. De alguns anos pra cá, vejo que a cultura não é tão preservada assim. Alguns falam que são vaqueiros, mas nem tanto. 

    


       Venho observando que os vaqueiros de raiz são aqueles que fazem a pega do boi entre a macambira, as juremas e a caatinga no sertão nordestino, eles usam as suas indumentária realmente. 

    


       Vejo que nas vaquejadas os vaqueiros cowboys não usam o simples chapéu de couro, eles aprenderam com a influência americana a trocar a cultura popular do nordeste brasileiro pelos simples  bonés  em suas cabeças. Mesmo  assim, o nosso popular chapéu de couro ainda é, junto com o xique xique, um dos maiores símbolos do sertão do nordeste.

Nenhum comentário: