fonte da inagen :Timbocapoeira
MAIS QUE UM INSTRUMENTO
O surgimento do berimbau foi há quase vinte mil anos dizem os mais estudiosos. O instrumento é milenar, ele nada mais é do que um arco parecidíssimo com um arco para usasr para atirar flexas e que deu origem ao arco musical. De qualquer forma, o instrumento deve ter chegado ao Brasil na época da colonização, já junto com os primeiro escravos.
No Brasil o berimbau passou a fazer parte como elemento típico de capoeira. Ele só entrou nas rodas de capoeiras no século XX. No nordeste ele é feito de um arbusto chamado briba que é fácil de de envergar. Na sua base usa-se a cabaça para servir como uma caixa de resonância que extrai o som, o percursionista usa uma baqueta e uma moeda pequena para extrair os sons do instrumento nas rodas de capoeiras.
A palavra capoeira vem do tupi. Hoje o berimbau é tocado em todo o mundo. A origem do berimbau é angolano, quando ele entrou no Brasil na época da colonização ele foi popularizado nas rodas de capoeiras no nordeste. No Brasil o berimbau também é conhecido por vários nomes, urucungo, rucungo, gunga etc. A afinação depende muito da aprovação do mestre da roda de capoeira, por isso as regras quase não existe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro