
Fonte da imagem: Professormarcianodantas
CARIBE BRASILEIRO
A região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Possui área equivalente à da Mongólia ou do estado do Amazonas, população equivalente à da Itália e um IDH médio, próximo ao de El Salvador.
Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o terceiro maio território, o segundo maior colégio eleitoral (36.727.931 eleitores em 2010), o menor IDH (em 2005 ) e o terceiro maior PIB (em 2009).
Em função de suas diferentes características físicas, a região é dividida em quatro sub-regiões: meio norte, sertão, agreste e zona da mata, tendo níveis muito variados de desenvolvimento humano ao longo de suas zonas geográficas.
É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe.
A região Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país, de 1500 até 1532, devido ao descobrimento por Pedro Álvares Cabral com o objetivo de colonização exploratória, que neste caso consistia em extrair pau brasil, cuja tinta da madeira era utilizada para tingir as roupas da nobreza europeia.
Com a criação das capitanias hereditárias, deu-se o início, foi criando o governo geral no país com a posse de Tomé de Souza. O nordeste foi também o centro financeiro do Brasil até meados do século XVlll, uma vez que a Capitania de Pernambuco foi o principal centro produtivo da colônia e Recife a cidade de maior importância econômica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro