fonte da imagem: ebah
CAJUEIRO DO NORDESTE
O caju é uma fruta tropical tipicamente brasileira, o nome caju é oriundo da palavra acaiu, uma palavra indígena que em tupi quer dizer: noz que se produz. Os estados brasileiros que produzem mais caju são: ceará, rio grande do norte e o Piauí. O cajueiro é uma árvore de pequeno e médio porte, as suas folhas são medicinais.
Ele tem cores vermelhas e amareladas. Ele é rico em vitamina C. e outras propriedades medicinais. Ele para consumo sempre tem que está bem fresco. A sua casca deve ter cor viva e sem manchas ou machucados. O caju é uma fruta bem fácil de se estragar. O clima tropical propicia que essa planta se alastre pelo litoral ao sertão.
O caju se aproveita tudo como: castanha, a sua fibra para fazer doces e o seu sumo que serve para o suco. O cajueiro não gosta de muita água. A temperatura ideal para essa árvore é de 22 a 32 o C. Essa fruta hoje é uma fonte de emprego e de renda para o nordestino que cultiva ela. Produto tipo exportação traz muitos benefícios para o homem do campo.
O caju tem um sabor e aroma agradável, ele é uma fruta perfeita para colorir, perfumar enriquecer a culinária nordestina. Os portugueses espalharam essa planta para o mundo. A ásia hoje é um dos maiores produtores sem dúvida nenhuma. O vietinã é o maior produtor de cajú do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro