CAJÚ – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CAJÚBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CAJÚ A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CAJÚBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CAJÚBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

03 agosto, 2013

CAJÚ


fonte da imagem: ebah    




CAJUEIRO DO NORDESTE

              


         O caju é uma fruta tropical tipicamente brasileira, o nome caju é oriundo da palavra acaiu, uma palavra indígena que em tupi quer dizer: noz que se produz. Os estados brasileiros que produzem mais caju são: ceará, rio grande do norte e o Piauí. O cajueiro é uma árvore de pequeno e médio porte, as suas folhas são medicinais.

          


         Ele tem cores vermelhas e amareladas. Ele é rico em vitamina C. e outras propriedades medicinais. Ele para consumo sempre tem que está bem fresco. A sua casca deve ter cor viva e sem manchas ou machucados. O caju é uma fruta bem fácil de se estragar. O clima tropical propicia que essa planta se alastre pelo  litoral ao sertão.

          


        O caju se aproveita tudo como: castanha, a sua fibra para fazer doces e o seu sumo que serve para o suco. O cajueiro não gosta de muita água. A temperatura ideal para essa árvore é de 22 a 32 o C. Essa fruta hoje é uma fonte de emprego e de renda para o nordestino que cultiva ela.  Produto   tipo exportação traz muitos benefícios para o homem do campo. 

         


         O caju tem um sabor e aroma agradável, ele é uma fruta perfeita para colorir, perfumar enriquecer a culinária nordestina. Os portugueses espalharam essa planta para o mundo. A ásia hoje é um dos maiores produtores sem dúvida nenhuma. O vietinã é o maior produtor de cajú do mundo.






                
               



 

         



Nenhum comentário: