UM PRATO TÍPICO DO NORDESTE
Um dos pratos típicos mais conhecido da culinária nordestina é o baião de dois. Na época a seca era muito forte no sertão e as pessoas não podiam jogar nenhuma comida fora, então elas uniam arroz com feijão de preferência o macaça, queijo coalho e a manteiga de garrafa.
Esse nome baião de dois foi inspirado na típica dança nordestina e música de Huberto Teixeira com Luiz Gonzaga o Rei do Baião. Eles gravaram uma música e colocaram o nome de Baião de Dois. Foi daí que o prato foi inspirado. Nos dias de hoje esse prato tem toques gourmet e tem novos toques, só depende de quem cozinha.
Esse prato é bem simples, para fazer, você utiliza: Feijão, arroz já cozidos mistura os dois. A carne do sol, é só corta-la bem picadinha a gosto, você coloca cheiro verde, use o queijo de coalho em cubos pequenos, pode colocar um pouco de leite de coco.
Essa comida nordestina é a própria razão da cultura do seu povo: Os vaqueiros da região nordeste inventaram esse delicioso prato Baião de Dois, como todos que nacem e vivem nessa região, sempre tem um bela fertilização de raciocínio, e como esses sertanejos viram que a seca era imensa e forte e que eles não podiam disperdiçar comida resolveram juntar toda as sobras de comidas que deixavam, com os produtos que sobravam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro