IGUARIA NORDESTINA
O beiju conhecido como tapioca, é uma iguaria de origem brasileira, que tem como origem um alimento dos indígenas, que, ainda hoje, produzem a goma da mandioca, que hoje é muito popular no nordeste do Brasil.
O território brasileiro de norte ao sul sempre teve o hábito de consumo da mandioca. A produção da mandioca na agricultura de subsistência sempre foi à base da alimentação do Brasil até a chegada de Pedro Álvares Cabral.
A criação da tapioca foi em primeiro lugar, um caso de necessidade. A tapioca teve que diminuir do tamanho do beiju e só assim pôde ser passada a ser cozida no fogo. Os colonizadores foram vendo que a tapioca poderia ser um bom substituto do pão. No nordeste principalmente em pernambuco, desde o século XVI se consumia a tapioca intensamente.
Hoje a tapioca está inserida na cultura nordestina e na cultura do norte. Nos dias de hoje a tapioca firmou-se no gosto dos brasileiros e em todas as regiões do Brasil. Tem regiões com as tapioqueiras profissionais que fazem tapiocas recheadas com vários sabores e gostos, que vão de acordo com os pedidos dos clientes. Ela é uma grande fonte de renda e de geração de emprego para as pessoas
No século XVI a tapioca se espalhou pelos demais povos indígenas chegando até a Amazônia oriental, e foi uma iguaria das mais consumidas na época da escravidão. Então Brasil império, Brasil colônia, e até os dias de hoje no Brasil república a tapioca vem sendo uma comida brasileira de sucesso. A tapioca é uma iguaria tipicamente nordestina brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro