Fonte da imagem: portal costa norte
A ANTIGA AMARRAÇÃO
A cidade de Luiz Correia no estado do Piauí já pertenceu ao estado do Ceará e se chamava Amarração. Esse local tinha esse nome porque era aonde atracavam muitas embarcações para diversos fins.
Amarração, como era um pedaço do território cearense, deixava o Piauí sem saída para o oceano. O Piauí então, para ganhar essa passagem que é de pelo menos 66 km de praias, e que ia servir para que ele fizesse o seu porto para exportar as suas mercadorias, cedeu para o Estado cearense os municípios de Independência e de Príncipe Imperial, que hoje se chama Crateús.
No ano de 1935, o nome de Amarração foi substituído pelo de Luís Correia. No dia 1 de Janeiro de 1939 aconteceu a instalação oficial do município. Esse território começou ser criado devido ao movimento de diversos pescadores em um mesmo local.
Na guerra dos Balaios, a cidade foi muito importante para os embarque e desembarques de tropas no porto. As embarcações a vapor também contribuíram muito para o desenvolvimento da região, e os grandes navios que estavam nessa rota rumo a países europeus e a Guiana Francesa.
As companhias de navegação construíram grandes armazéns para estocagens de vários produtos comerciais, mas com o passar dos tempos, as grandes marés veio a destruir alguns desses, o que gerou muitos problemas comerciais. Com o crescimento de dunas no local os habitantes foram obrigados a fugir para outros locais.
O presidente da república Epitácio Pessoa autoriza a construção do porto na cidade de Parnaíba. Sendo assim, o distrito de Amarração perdeu aquela autonomia de distrito econômico e se integra ao município de Parnaíba.
Hoje, o município Luiz Correia, antiga Amarração, fica a uns 12 km da cidade de Parnaíba. Luiz correia tem belas praias como: a praia de atalaia, pedra do sal, praia do coqueiro e outras. Vale apena conhecer esse território Piauiense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro