Fonte da imagem: vicosa .al.br
FOLCLORE BRASILEIRO
O guerreiro é um auto natalino que nasceu em alagoas, de caráter dramático, profano e religioso. Esse auto surgiu no estado de Alagoas no século XX. Esse folguedo tem como característica junção de elementos dos pastoris, quilombo, caboclinhos e cheganças.
Ele é constituído de um grupo de cantores e dançadores que são acompanhados de uma sanfona, tambor e pandeiros, e que canta através do sincretismo religioso a chegada do messias e a homenagem que os três reis magos fazem ao menino Jesus.
Esse folclore compõe uma sequência de cantigas e danças por um conjunto de bailarinos paramentados de vestimentas multicoloridas que imitam trajes da nobreza colonial. Nos folguedos as vestimentas é quem chama mais atenção junto com as coreografias. As fitas, espelhos e enfeites de árvore de natal, fazem a composição da indumentária desse folguedo.
Personagens como o índio Peri, o Papa fígo, o Zabelê, o Doido, O sapo, a Alma, os Reis e Rainhas e outros são alguns dos personagens que compõe um auto de Guerreiro. Com um formato de igreja em seu chapéu, o Mestre e a sua espada é quem dá o comando para toda a coreografia desse folguedo faça uma bela evolução na hora da sua apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro