Fonte da imagem: contos de congoitabiras
UMA EXPRESSÃO CULTURAL
O tambor de crioula é mais uma das danças brasileira com origem africana, e é realizada em prol de São Benedito.
Esse santo é bastante popular entre os negros. O Tambor de Crioula trazido para o Brasil entre os séculos XVlll e XIX por escravos vindo de várias regiões da África, o Tambor de Crioula é uma forma de divertimento ou pagamento de promessas a São Benedito (Santo Negro).
Os grupos de Tambor de Crioula são formados pelas coreiras, este nome é dado pelos tocadores e pelos cantadores, conduzindo pelo rítimo ininterrupto dos tambores e pela influência do canto, culminando na punga ou umbigada.
A parte principal da dança é um movimento coreográfico no qual as coreiras num gesto entendido como de saudação e convite, tocam o ventre uma das outras.
Os tambores que compõem o conjunto instrumental são de madeira, afunilando e escavados, com couro em uma das extremidades.
Presos com cravelhas e amarrados com corda ou couro. Antigamente, as festas aconteciam de formas espontânea e o número de participantes não era fixo.
O seu reconhecimento como expressão cultural só veio a partir na década de 1960, fazendo com que o Maranhão fosse reconhecido pelo Tambor de Crioula.
Hoje, é necessário que os grupos tenham registro jurídico e uma sede. A capital do estado do Maranhão conta com aproximadamente com 80 grupos oficialmente cadastrados desde 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro