
Um prato tipicamente piauiense
A culinária nordestina, como na arte brasileira, tem uma influência enorme da europa e também dos povos indígenas que já habitavam aqui o nosso território antes dos colonizadores europeus.
O arroz de capote é um dos pratos mais apreciados e saboreados no nordeste do Brasil. Precisamente no estado do Piauí de onde se tem notícias de que este prato é originário deste estado.
Esse prato consiste nada mais do que um capote, no qual em outras regiões é chamado de galinha da angola ou guiné. O arroz de capote é preparado com: Um capote, ou galinha da angola ou guiné. Do jeito que queiram chamar. Meio quilo de arroz, um tomate grande, pimentão, cebola, cheiro verde e pimenta do reino.
Você lava bem o capote, depois corta pelas juntas o mesmo.Tempere com todos os ingredientes, como: Tomate, cebola, pimentão picado e sal. Tempere tudo e deixe por mais ou menos uma hora. Depois deixe apurar por pelo menos uma hora.
Refogue por uma hora deixe cozinhar por uma hora. Lave o arroz e depois coloque a água do arroz para ferver. Depois da fervura, junte tudo na mesma panela o arroz, o capote e pimenta de cheiro e todos os temperos.
Quando estiver pronto acrescente cheiro verde. Agora é só saborear um prato tipicamente da culinária piauiense e nordestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro