PAMONHA COMIDA TRADIONAL DO NORDESTE – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PAMONHA COMIDA TRADIONAL DO NORDESTEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PAMONHA COMIDA TRADIONAL DO NORDESTE A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PAMONHA COMIDA TRADIONAL DO NORDESTEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PAMONHA COMIDA TRADIONAL DO NORDESTEBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

14 abril, 2014

PAMONHA COMIDA TRADIONAL DO NORDESTE

                         
                                        Fonte da imagem: Receita de vovo
        
                          


     
                   ALIMENTO TÍPICO DO NORDESTE

         



      As festas juninas sempre contam com muita alegria, com suas músicas, com seus pratos típicos e com muita bebida. As comidas são: Pamonha, milho assado, milho verde, bolos: Pé de moleque, que também em algumas regiões do nordeste Brasileiro também é conhecido como "Bolo Preto", Bolo da moça, Bolo de milho, Bolo de Batata, Bolo de Macaxeira, Bolo de Ovos etc.

        Partindo para os pratos doces temos arroz doce, Broa de fubá, Cocada, Bom Bocado, Biscoito de Polvilho. Os doces, temos: Doces de Abóbora, Doce de Batata doce, Maria Mole etc. As bebidas têm de todos os estilos que você imaginar.

        Começando com Cachaça, Caipirinha, Quentão etc. Bem, dentre todas essas comidas e bebidas que eu destaquei aqui, eu quero falar sobre uma, que é muito consumida. A pamonha é uma das comidas feitas do milho mais consumidas.

        Tanto nas festas juninas quanto ao longo do ano. A origem da Pamonha vem do milho que é um dos produtos aplicado na confecção dela. Isso vem desde os primórdios. O milho é originário das américas e sempre foi a base da alimentação das populações indígenas.

         Ele está presente em todas as civilizações tanto Incas e Maias. Esse alimento é um dos mais importantes para as populações, passando pelos povos indígenas das americas e chegando aos povos indígenas tupis.

          Alimento altamente nutritivo, ele passou pelos povos primitivos chegando aos povos atuais deixando um leque de receitas para as civilizações atuais. Dentre o leque que as antigas culturas deixaram para nós, a Pamonha é um desses alimentos que tem como matéria prima, o milho.