PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADESBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADESBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADESBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

12 maio, 2014

PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES

Fonte da imagem: Cosempi

                                  


                              PINTURAS RUPESTRES

      


       O Parque Nacional de Sete Cidades é uma daquelas obras que Deus fez e colocou aqui na Terra, como prova do seu amor pelo o homem. Ele fica no estado do Piauí e foi criado no ano de 1961. O seu clima é quente e tropical e fica no semiárido.
   


      Com uma temperatura oscilando aos 26° C ele tem uma extensão territorial de 6.221 hectares. A maior parte da sua flora é típica de cerrado, com muitas espécies como: lixeira, pequi, cascudo, pau-terra e outras espécies avistadas com facilidade pelos nativos e visitantes.
   


       Já na parte de caatinga encontram-se juazeiros, juremas, aroeiras, macambira, cactos e coroa de frade etc. Ele fica localizado ao norte do estado do Piauí, fica aproximadamente a 140 km da cidade de Parnaíba. Dentro do parque você ainda encontra manchas de matas ao longo do curso dos rios e das nascentes.
    


        É muito comum você encontrar a embaúba, o pau d'arco e outras árvores nativas. Nele cresce plantas aquáticas que vivem nos espelhos d'água das piscinas e lagos naturais que dão um ar todo especial a essa linda paisagem.
    


       Situado numa faixa de transição entre os ecossistemas do cerrado e da caatinga, a proteção de espécies da fauna e da flora é automática. Esse parque é uma das maravilhas que temos no território Piauiense e Nacional.
    


       Quando eu estive nesse lugar, no ano de 1978, eu fique maravilhado com as suas esculturas de pedras esculpidas pelo vento e pelo tempo e que nos remete a algumas imagens registradas por nós no dia a dia, como por exemplo: A pedra em forma de MAPA DO BRASIL, E MAPA DO CEARÁ, a PEDRA que tem uma aparência de D. PEDRO l, também tem a PEDRA DA TARTARUGA, e por aí vai.
     


         O Parque Nacional de SETE CIDADES está mais para uma UNIVERSIDADE, a onde seu LABORATÓRIO está  a céu aberto. Juntamos CIÊNCIA E GEOLOGIA, ZOOLOGIA, BOTÂNICA E ARQUIOLOGIA e tudo mais.
     


       As PINTURAS RUPESTRES que existem lá nas pedras rochosas desse PARQUE, Compõem o estilo SETE CIDADES, e têm aspectos de desenhos geométricos com existência de vários anos, que nem eu sou capaz de falar precisamente, eu não me atrevo, e nem falo quantos mil anos tem aquelas maravilhas. Isso fica para os pesquisadores com formação acadêmica.
      


      Rs. Eu sou apenas um curioso. Eu só vou falar que, quem tem a oportunidade de conhecer esse PARQUE, vai ter a sensação de que realmente povoou esse território, foi uma sociedade muito além da sua época. Sei lá... Eu só sei que esse tesouro é muito valioso, no aspecto CULTURAL e TERRITORIAL.  
      


       Eu aconselho todo mundo, a conhecer O PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES no PIAUÍ. Você indo de Teresina na BR - 316, chegando no Posto Petecas, em Piripiri -PI segue pela BR-222, no sentido FORTALEZA, e 10 km depois no KM 64, pega-se a entrada para o PARQUE. Indo de FORTALEZA pela BR - 222, entra a direita no KM 64. Para às suas férias  ou à sua viagem ficar tranquila, se informe com alguma Nativo ou GUIA TURÍSTICO da região. Visite o PARQUE SETE CIDADES, vale apena.




Nenhum comentário: