Fonte da imagem: papagaioamarantino
NORDESTE CULTURAL
O pagode de Mimbó é uma dança que nasceu na cidade de Amarante PI e vem desde os tempos do Brasil colônia. Essa tradição nasceu com os escravos, e está muito presente na comunidade Mimbó.
Dois cantadores dão o ritmo nos tambores e cantam cantigas em versos em duas vozes. Os brincantes são pessoas de todas as idades, como: Idosos, e jovens.
Eles formam duas filas em pares que se cruza sem obedecer nenhum tipo de coreografia todos os pares rodopiam sapateiam e gingam entre eles. As mulheres rodopiam e os homens galanteiam as damas.
Os homens dançam batendo as "matracas" que são conhecidas por "Gafanhotos". Essa manifestação popular nada mais é do que uma bela dança sensual entre os negros desde a época colonial.
Esse folguedo inicialmente praticado pelos negros ele encanta pelo sempre pela participação de todos que o assistem. A cidade de Amarante fica distante da capital do Piauí Teresina a 156 km.
O berço dessa manifestação cultural é nessa cidade acolhedora. Nos sábados, os tambores invadem os terreiros das beiras do Rio Canindé e o Parnaíba, renovando sempre essa tradição que já vem de longas datas.
Esse espetáculo é composto por histórias de sabedoria popular e pela poesia dos sertões. O incrível é o tanto de diversidade e misturas de elementos culturais que o Nordeste brasileiro tem com a sua cultura.
Essa dança é uma das muitas danças que são encontradas na cultura do povo nordestino, e que mostra que na nossa cultura temos influência dos europeus, índios e negros vindos da África.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro