COZINHA REGIONAL NORDESTINA
Não podemos negar que a culinária nordestina além de ser picante, ela também é muito saborosa ao ponto de ser bem apreciada e elogiada por todos que dela provem. Sabemos que os pratos dessa região, os temperos são o diferencial para qualquer pessoa que estiver preparando-os.
Desde Chef de cozinha, as mulheres que cozinham em casa ou em qualquer restaurante da cidade ou de beira de estrada, eles vão ser o diferencial no preparo das comidas. Bem, sabemos que para o piauiense essa frutinha que eu vou falar aqui, ela é indispensável na culinária local.
É possível você cheirar, lamber sentir etc. Só não se pode morder essa frutinha, o perigo é muito grande, ela tem espinhos minúsculos que precisam ser cortados, para depois ser lavado e colocado dentro da panela. Ele tem um aroma forte que quando está sendo preparado ou com arroz, galinha ou qualquer outro prato, ele chega a soltar o seu aroma, que podemos sentir de muito longe.
Ele é um fruto muito amado pelos Chef de Cozinha que são responsáveis pela gastronomia de restaurantes ou de cozinhas comuns. Esse fruto pode ser bem apreciado de várias formas: cozido, no frango, no arroz, com peixe, no macarrão, no leite, nas carnes e de qualquer forma que você queira fazer ele, fica ao seu critério.
Ele também pode ser aproveitado em sorvetes, doces e até licores. No estado do Piauí ele é muito apreciado com Galinha e no Arroz, deixando assim mais saboroso e apetitoso os pratos da culinária Piauiense. Eu estou falando do Pequi.
O pequi é na verdade uma fruta que nasceu no cerrado brasileiro e que migrou do Mato Grosso para alguns outros estados brasileiros como por exemplo o Goiás depois foi para o Pará e o Amazonas foi até o Piauí e o Maranhão. Mas que ele por si só, tem a cara do estado piauiense, e faz o dia a dia da culinária desse estado. As pessoas nesse estado não dispensam essa frutinha na sua culinária.
.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro