CANJICA – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CANJICA Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CANJICA A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CANJICA Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CANJICA Blog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

17 outubro, 2015

CANJICA

                    
                                                       Fonte da imagem: decolar
                                                  


                                          UM MANJAR NORDESTINO

   



     As comidas do nordeste brasileiro são chamadas de manjares, pelos sabores apimentados, aromáticos e de uma culinária muito rica que faz com que os pratos saiam muito saborosos. Eles levam a influência dos europeus, dos africanos e dos índios.


   


     Ela é muito comparada com a comida mineira, tanto no aspecto dos sabores quantos nos pratos doces e salgados, que essa duas regiões lindíssimas têm em comum. Vou falar aqui, de um prato doce, que tanto na culinária nordestina como também na culinária mineira, elas usam muito em quase todos os seus pratos feitos a base do milho.


   



      Aqui nós vamos falar de um prato muito gostoso que é feito no sertão do nordeste como em toda a região. Vamos falar da canjica, que é feita a base do milho e que é muito tradicional no nordeste, e que também é muito consumida na época de festa junina. 



       Para se fazer é só ralar dez espigas de milho verde, um litro de leite de coco uma colher rasa de sal, duas xícaras de chá rasas de açúcar, duas colheres de manteiga. Depois junta tudo e passa no liquidificador, depois de coado, coloque o líquido em uma panela em fogo brando e mexa até engrossar o líquido, adiciona-se mais açúcar e continue sempre mexendo, acrescentam-se mais um pouco de manteiga e continua a mexer por mais ou menos uma meia hora, e depois é só servir o prato com canela por cima.


   



      A canjica também é conhecida como mingau de milho branco ou curau, isso mais pras bandas do sul e sudeste. No nordeste ela é conhecida como canjica mesmo, e é mais amarelinha. Ela pode ser feita com farinha do milho branco ou pode ser feita com o milho verde ralado ou passado no liquidificador. Quando chega o mês junino você vai encontrar ótimas festas juninas que vêm seguidas de tradições que a data propicia.


   



      Além da festa, você vai encontrar todo tipo de guloseimas, e dentre elas, uma das mais apreciadas é a canjiquinha nordestina, não tem quem resista a tal saborosa. Ela fica entre o milho verde, o assado e a pamonha, essas são as guloseimas mais apreciadas das festas juninas, porém tem muitas outras delícias que a gente ver no sertão e no litoral nordestino, também a base do milho.


   



     Essa terra é tão maravilhosa, bela e abençoada por Deus, que nos deu e nos proporciona a cada dia, a maravilha de ser do nordeste. Por tanto vindo ao Nordeste do Brasil, aproveite essa terra linda, de um povo lindo e que é acolhedor por natureza. Aproveite tudo que tem de bom nesse pedaço do Brasil. Sua cultura, músicas, folclore e a sua culinária.