CULTURA DO COURO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CULTURA DO COURO Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CULTURA DO COURO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CULTURA DO COURO Blog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: CULTURA DO COURO Blog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

01 outubro, 2014

CULTURA DO COURO

                                        
                                                            Fonte da imagem: historiaestudoamador

                                                        






                                 MODO DE FAZER ARTE COM COURO
   




     O nordeste é uma região do Brasil que tem muita identidade com o rebanho bovino, com os vaqueiros, com o couro e com tudo que essa matéria prima chamada "couro" nos proporciona. Não é nenhuma novidade que o cangaço deixou uma influência muito grande na cultura do nordeste.
   Eu percebo nas ruas de uma sociedade moderna a onde vivemos que o modo das pessoas se vestirem, na forma de comportamento, como na música, na forma de se vestir e na forma de lutar e de se calçar. Pois bem, ainda até hoje no nordeste o "xaxado" é dançado com alparcatas de sola, e do mesmo jeito que os cangaceiros dançavam na época do cangaço.
   O bando de lampião mesmo com toda aquela truculência que eles tinham, eles gostavam de festas, de dançar e de lutar. E tudo isso influenciou o povo sertanejo e nordestino. Depois do fim desse período chamado "cangaço" foi que sobrou para nós nordestinos, essa influência de musicalidade como o "xaxado" criado pelo cangaço.
   Quando eu falo de luta, eu quero me referir as dificuldades que o povo nordestino enfrenta tanto no sertão quanto em outro lugar, o povo nordestino tem a coragem de enfrentar as adversidades, superá-las e vencê-las. Nós temos isso que a nossa marca. Do mesmo jeito o cangaço tinha quando eles estavam em dentro da caatinga em pleno sertão do nordeste.
   Mas eu quero falar mesmo em um acessório que eles deixaram e que nós copiamos como tantas outras coisas que foi a "ALPARCATAS". Elas já existiam desde os tempos de cangaço, e podem ser facilmente encontrada em registro na história que aconteceu nos anos de 1920 a 1930.
   Hoje as alparcatas viraram Chinela de Sola, ou sandália de couro todas ou quase todas, são artesanais. As alparcatas fizeram por muito tempo a história do povo sertanejo, e ainda estão penduradas ou expostas nas milhares de bancas de madeiras em uma infinidades de feiras livres espalhadas pelo sertão e pelo nordeste do Brasil.