A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FESTEJOS NO INTERIOR FESTEJOS NO INTERIORA ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

NEWTON AVELINO

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

28 maio, 2015

A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro , FESTEJOS NO INTERIOR , Cultura Nordestina ,

FESTEJOS NO INTERIOR






                                  


                           CULTURA BRASILEIRA     
                                           
    

      




       As festas juninas fazem parte das manifestações populares mais praticadas no Brasil. No mês de junho, às festas juninas tem muita música caipira, quadrilhas, forró, e comidas típicas que homenageiam três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Como já é do conhecimento de todos, temos influências de vários seguimentos, tais como: Portugueses, indígenas, africanos e ainda chineses. 

   





       A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, a onde às festas populares são conhecidas por nome de santos populares. O Nordeste com os seus folclores, as suas danças, músicas e crenças, se destaca pelos sons, pelo colorido pelas suas histórias e pelos seus cultos nesta época do ano e durante todo o restante dele. 

   





        Também neste mês de junho, é uma época a onde se colhe o milho, e as pessoas fazem todos os tipos de comidas à base dele, tanto as comidas salgadas como as comidas doces. Também existem comidas feitas como: arroz doce, bolo de pinhão, bolo de amendoim, cocada, pé de moleque e outras. Fora a todas estas guloseimas, ainda existem os espetáculos das belas quadrilhas juninas, a queimas de fogos, as fogueiras, muito forró, e arrasta-pé a noite toda. 

   





        As cidades que costuma comemorar as festas juninas durante o mês inteiro, são: Caruaru-PE, Campina Grande-PB e o Recife-Pe. Os festejos juninos no Nordeste têm uma preparação toda especial, desde os ensaios das quadrilhas juninas, até a preparação de cardápios diversos. A fabricação de fogos de artifícios triplica, e junto impulsiona a sua venda. 

   





        No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos, sempre nesta época, eles andam e cantam pelas ruas de algumas cidades.  Eles vão passando pelas casas a onde os moradores sempre deixam nas janelas e portas, uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos praticantes deste folclore

   




      Junho é um mês especial, festivo e de muito colorido. O calor da fogueira é sentido, as bandeirinhas refletem em nossos olhos, o colorido todo especial dos festejos juninos, o céu fica mais estrelado e mais brilhante com a explosão dos foguetórios.


Nenhum comentário: