PALMEIRAS DO SERTÃO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PALMEIRAS DO SERTÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PALMEIRAS DO SERTÃO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PALMEIRAS DO SERTÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: PALMEIRAS DO SERTÃOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

17 maio, 2015

PALMEIRAS DO SERTÃO

                                           Fonte da imagem: danbrazil

                                       



                                       CARNAUBAIS
   
  




      Na maior parte das vezes quando as pessoas passeiam pela região do sertão nordestino, conseguem observar e admirar mais de perto, as carnaúbas que se espalham pelo interior e sertão do Nordeste brasileiro





     Quando estas pessoas conseguem ver a quantidade destas plantas como em um carnaubal por exemplo, a tendência são estas pessoas se deslumbrarem com tanta beleza e exuberância que essa planta mostra. Essa é uma linda palmeira nordestina, que é da família Acerácea

   



     Ela existe em quase todo o território nordestino, tanto em terrenos arenosos como em terrenos de vazante. Isso mostra o quanto ela é resistente e muito exuberante. Esta planta também é chamada de palmeira do Nordeste. Ela chega a alcançar até 15 metros de altura. Tem caule reto e cilíndrico com um diâmetro que varia de 10 a uns 20 centímetros. 

   



      Na verdade, essa palmeira faz parte da vida de todo sertanejo, ela está em forma de símbolo em algumas bandeiras de alguns estados do Nordeste Brasileiro. A carnaúba tem frutos que são escuros e são vistos a partir de novembro a março. Seus frutos são aproveitados para alimentar animais de criação. Das folhas são extraídas a cera que também servem para fazer artesanato, tais como cestos chapéus etc. 

   



     Os sertanejos costumam usar muito as suas folhas em telhados de suas casas e casas de amigos. Na verdade, o cenário que essa linda planta nos proporciona é um cenário divino, porque além da beleza que ela exibe, ela também é responsável por proporcionar meios de trabalhos para que famílias de sertanejos sejam beneficiadas tanto na geração de emprego direto e indireto, como também na geração de renda que ela proporciona a partir da extração dos seus derivados. 

   



       Sou testemunha dos cenários que já presenciei com tantas plantas a minha frente, tanto em terrenos alagados como em terrenos áridos, elas mostram um misto de beleza e de um cenário típico do semiárido nordestino. O Nordeste com a suas carnaúbas e os seus carnaubais precisam ser mais bem preservado, porque elas fazem parte da história e da cultura de um povo sertanejo que jamais fogem da luta. Carnaúbas no sertão nordestino, é um dos cenários mais lindo que existe no interior desta região. 

   



      Esta palmeira linda e maravilhosa, se proliferam dentro da caatinga e também em espaços de cerrado. Ela sempre serviu e servirá o homem do Nordeste em todos os aspectos. A sua madeira sempre serviu para emadeirar casas, fazer estábulos, e outras coisas que precisar. Sendo assim, a carnaúba é uma palmeira que tem suas qualidades e suas virtudes. Ela é um símbolo do nordeste brasileiro.



Nenhum comentário: