A CAPITAL DO XAXADO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DO XAXADOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DO XAXADO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DO XAXADOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: A CAPITAL DO XAXADOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

02 junho, 2015

A CAPITAL DO XAXADO

                                              Fonte da imagem: serratalhada.pe.gov

                                           





                                            CIDADE ACONCHEGANTE 







      O nordeste brasileiro é uma região muito rica e linda. Apesar das dificuldades dos que moram no sertão, que é uma região árida e seca, e pela distância dos grandes centros urbanos, estas cidades que são encravadas no sertão nordestino elas se mantém belas, e algumas ainda geram renda para aquelas pessoas que lá moram. 

   





      Vamos falar de uma dessas cidades nordestinas que nos orgulha e que nos mostra que é através das dificuldades que se encontram as soluções para que elas se desenvolvam e que mostra para o Brasil toda sua capacidade de desenvolver e de crescer culturalmente e economicamente junto com o seu povo.  Vamos falar da cidade pernambucana de Serra Talhada. 

   





      Este município teve a sua história no século XVII, a onde o capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes Magalhães, que arrendou a sesmaria à casa da torre, às margens do rio pajeú e no sopé da serra talhada, instalou a fazenda para criar gados. Como este lugar tinha uma posição muito privilegiada, a onde se levava gado para o Ceará, Paraíba e Bahia, logo este lugar passou a ser ponto de encontro de vaqueiros e peões que levavam o seu gado para tais estados, assim, começa a formar um ajuntamento de feirantes, negociando principalmente animais. 

   





      O município anteriormente conhecido pelo nome de Vila Bela, teve  o seu nome modificado em virtude de uma montanha próxima à sede, de formação granítica tendo uma das suas vertentes que foi cortada a prumo. E que se passou chamar Serra Talhada. Este município fica a 415 KM da capital pernambucana Recife. Cidade pólo em saúde, educação e comércio, tem uma população estimada em 80 mil habitantes. 

   





      Também é a cidade a onde o cangaceiro Virgulino  Ferreira da Silva, o Lampião, nasceu. Esta linda cidade também é muito conhecida como a capital do xaxado. Serra talhada é a cidade mais próspera do sertão do pajeú, ela foi uma das cidades que mais cresceu mais no estado. A cidade tem como atrações culturais, apresentações de danças folclóricas, violeiros, repentistas, banda de pífano e vários outros shows, tudo isso no mês de abril. 

   





      No mês de julho, acontece o espetáculo teatral ao ar livre. O massacre de Angicos, que conta a saga de Lampião, retratando a última noite na fazenda de Angicos, sertão Sergipano, que culminaria com sua morte e Maria Bonita. Sempre no final do mês na estação do forró. No mesmo período, também ocorre o encontro nordestino de xaxado. Vindo ao Nordeste nesta época, procure conhecer os pontos turísticos da cidade de Serra Talhada e a sua vida cultural.
.


Nenhum comentário: