SÃO JOÃO NO SERTÃO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: SÃO JOÃO NO SERTÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: SÃO JOÃO NO SERTÃO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: SÃO JOÃO NO SERTÃOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: SÃO JOÃO NO SERTÃOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

20 junho, 2015

SÃO JOÃO NO SERTÃO

                                                               Fonte da imagem: expressopb

                                               

                              
                          DECORAÇÃO JUNINA


    
   Eu vou falar um pouco das festas juninas pelo meu nordeste. Sei que a diversidade de decoração na época de São João é enorme, e sei também que as pequenas cidades nordestinas essa festa são mais tradicionais do que nas cidades maiores do nordeste. Porque isso?  


   Eu acho que é porque as pessoas do sertão preservam a sua cultura, e que esta festa faz parte de um contexto dentro da comunidade destas cidades, principalmente aquelas menores e que tem algum tipo de incentivo seja ele qual for, ou por parte da iniciativa privada ou por parte de algum setor público, assim a tradição e a cultura vão se perpetuando dentro da história de um povo, seja ele da cidade pequena, média ou grande. 

   

   No Nordeste, é claro que vai ter muita festança, é a cultura se perpetuando através destas festas e dos seus costumes. Bem, mais o que importa é que na maioria das cidades sertanejas desse meu imenso Nordeste, elas ainda preservam a cultura e preservam o autêntico São João. É lindo ver a decoração junina e o empenho das pessoas destas cidades em decorá-las para a festa de São João.  

   

    As decorações dessas cidades de pequeno porte é um colírio para os olhos dos visitantes quando se depara com tanto colorido, sejam nas diversidades de cores das bandeirinhas, como também dos balões e de todo um clima que paira nessas ornamentações. Já as roupas típicas das festas juninas, elas estão relacionadas ao modo de se vestir as pessoas que moram na zona rural, isso já há décadas atrás. 

   

    Completando todo esse ambiente cultural, e que a gente se depara com instrumentos musicais como a sanfona, zabumba, pandeiro e cavaquinho, que dão um espetáculo a parte nessas festas. Também temos a fogueira, um símbolo marcante das festas. Além de muito forró a noite toda, nós também temos as brincadeiras que são feitas nessa época tais como: corrida do saco, que é um tipo de corrida que cada brincante entra em um saco grande, que vai até a cintura e aposta corrida pulando dentro dele, com os dois pés juntos, até a linha de chegada. 

   


    Corrida do Saci: São traçadas duas linhas paralelas e distantes uma da outra. Na primeira os participantes tiram os sapatos e eles são levados para trás da linha de chegada, onde são misturados. Quando é dado o sinal, todo mundo sai pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Chegando lá cada um tem que achar e calçar seu sapato e tem que voltar pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro e estiver calçado de modo correto. Também tem a pesca da maçã, que em uma bacia com água, colocam-se algumas maçãs. 

   


    Cada participante coloca as mãos nas costas e tenta morder uma maçã. Quem conseguir, ganha um brinde. Nas festas juninas a gente ver que existe várias brincadeiras e que temos diversos meios das pessoas se divertirem. Essa é uma festa que temos muito forró, fogueira queimando, quadrilhas juninas dançando, comida na mesa e um céu colorido com a queima de fogos. O São João do Nordeste é assim com muita tradição.