FRUTA DO CERRADO – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FRUTA DO CERRADOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FRUTA DO CERRADO A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FRUTA DO CERRADOBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: FRUTA DO CERRADOBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

28 janeiro, 2016

FRUTA DO CERRADO

Fonte da imagem: geoview
Fonte da imagem: geoview




SABORES DO BRASIL




    Essas maravilhosas plantas da caatinga e do cerrado brasileiro nos surpreende a cada dia. São plantas que tem um potencial nutritivo e econômico imenso e estão sendo sempre estudadas e para que o seu potencial seja mais bem aproveitado. Vamos falar aqui da “cagaita” que é uma planta encontrada no nordeste brasileiro e em algumas outras regiões. 


      Podendo ser encontrada no Maranhão, Piauí e a Bahia, essa árvore tem um tronco tortuoso, casca grosa, corticosa(cortiça), tem a cor cinza ou castanha, com fissuras profundas no tronco e sua altura pode chegar até 8 metros, com uma copa que pode atingir 7 de diâmetro. Tem folhas avermelhadas e depois passando para esverdeadas.



    A “cagaita”(Eugenia dysenterica DC) pertence à família Myrtaceae e na época de sua florada (meses de agosto e setembro) emite bastante flores. Considerada uma espécie de interesse econômico, os seus frutos são aproveitados em várias receitas, além do consumo in natura. Esse aproveitamento é bastante difundido entre os habitantes do cerrado. Seus frutos podem também serem aproveitados em geleias, sucos, doces, licores, sorvetes e outros. 


      Os seus frutos são carnosos, suculentos, e medem 4 centímetros de diâmetros, cada fruto contém 1 a 4 sementes. As flores dessa árvore são brancas, isoladas, vistosa, perfumadas e hermafroditas (têm dois sexos na mesma flor).Para essa árvore ter bom desenvolvimento e frutificação é preciso que tenha uma temperatura amena a quente, solos profundos, bem drenados. 


     A propagação é feita através de sementes feita por pássaros e como se trata de planta do cerrado, ainda explorada de forma extrativista, ninguém pode calcular ainda uma forma mais concreta de uma grande produtividade de uma imensa ou pouca área com esse tipo de árvore.



    A comercialização da “cagaita” é quase exclusiva em mercados regionais e algumas pequenas indústrias alimentícias já tem explorado essa fruta como matéria prima. O mercado consumidor dos produtos processados a partir da polpa de “cagaita” está hoje restrito à região central do Brasil. O consumo dessa fruto é como o consumo do buriti, tem que ser moderado, pois a polpa dos dois frutos são de sabor agradável, ácido e com a sua textura macia, no entanto são muito gordurosas.













Nenhum comentário: