LINDA CIDADE – A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LINDA CIDADEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LINDA CIDADE A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LINDA CIDADEBlog de Arte e Cultura A ARTE NORDESTINA | Blog de Arte e Cultura do nordeste brasileiro: LINDA CIDADEBlog de Arte e Cultura

SEGUIDORES

Página Inicial Biografia Produtos Galeria O que dizem Jornalista Links Entrevistas Contato

18 fevereiro, 2016

LINDA CIDADE

                                            Cidade-de-Nova-Iorque | fonte da imagem: achetudoeregiao




                                             
                                                   
                                        CIDADE DE NOVA IORQUE
                                     



      O nordeste brasileiro é mesmo uma dádiva de Deus. Fomos os primeiros a ser descobertos pelos europeus e de lá para cá vemos que em alguns lugares dentro da região, fomos presenteados por belos nomes de grandes cidades do mundo, uma delas é New York City. Por incrível que pareça, temos uma cidade no estado do Maranhão, nordeste brasileiro, que leva o nome de Nova Iorque. 



     Essa cidadezinha, claro, não é aquela gigantesca metrópole americana, também não é aquela cidade com suas tribos e os seus costumes, a chamada cidade cosmopolita, com vários idiomas, várias nacionalidades e vários gostos e costumes, não, não é assim, mas na verdade a Nova Iorque brasileira também tem o seu charme, tem a sua paz, uma grande arborização, praias de água doce e muito mais.




      Localizada no médio sertão nordestino do Brasil, fica a oeste, estando a uma altitude de 178 metros. Tem uma população acima de 4.000 mil habitantes, e possui uma área de 976,629 KM². Em 1871, a Fazenda Sussuapara já prosperava, isso bem antes da chegada do Americano Eduardo Burnet à região. Em 1886 construiu uma casa de telhas, e começando no ramo de comércio. E ele então fundou uma vila, que logo levava o nome de Vila Nova, e que era desmembrada de Patos Bons. 



        
        Com um crescente progresso na economia da Vila, ele resolveu mudar o nome da Vila, para Nova Iorque, em homenagem a sua terra. Também contribuíram bastante para o crescimento dessa cidade, os brasileiros, Justino Neiva de Souza, Bernardino do Espírito Santo e Silva e João Henrique Ferreira. A história conta que em 1925 a vila foi invadida pela coluna Prestes, tendo os revolucionários saqueado o comércio, queimando arquivos públicos e praticado mais uma série de arbitrariedades, deixando a região oito dias depois. 




         No ano seguinte o rio Parnaíba inundou esse povoado, forçando a mudança da vila para local mais alto, não atingido pelas águas desse rio. A Nova Iorque brasileira, fica localizada a 496 KM da capital São Luís, tem 127 anos de existência. Com a construção da Barragem Boa Esperança, no ano de 1968, a cidade teve que ser construída em outro loca com recurso do Governo Federal, na época, e a cidade antiga foi invadida pelas águas da represa. Já a nova cidade de Nova Iorque foi toda planejada. Procure conhecer a cidade de Nova Iorque brasileira que fica no Maranhão.







Nenhum comentário: