CULTURA DA REGIÃO NORDESTE
A diversificação da cultura dentro das culturas do Brasil, é uma coisa impressionante. Como esse país é um país continental e cheio de aldeias culturais com suas origens, seus costumes e suas tradições, ele se torna cosmopolita, pois tem cidadãos de todo o mundo em todo o lugar do Brasil. Dentre tantas diferenças culturais entre estados do sul e sudeste, podemos dizer que já no Nordeste brasileiro essas influências culturais são mais regionais, de raiz mesmo. Ou seja, tivemos as influências do afro, do índio, do europeu e um pouco do oriente. Já nos estados do Sul, foram mais tradições dos europeus e orientais, como: os italianos, alemães, chineses, japoneses. Quero dizer que, a nossa miscigenação foi criada da beleza das misturas e de suas culturas, por isso esse país chamado de Brasil é tão diversificado na sua cultura e nas suas tradições que, seria leviano dizer que uma cultura é melhor do que outra ou que uma cultura não corresponde sobre a história do Brasil.
Afinal foram os imigrantes que também tiveram uma grande participação na construção da nossa pátria. Todas as culturas que foram introduzidas dentro da cultura brasileira, serviram para fazer a história desse país, é claro que, com o passar dos séculos, essas culturas foram adaptadas, e se tornaram genuinamente brasileira, fazendo parte da nossa própria história, dos nossos próprios costumes e da nossa própria vida social e econômica. Vamos falar um pouco da nossa cultura Nordestina, que teve essa grande influência dos portugueses, logo na época do Brasil colônia. A nossa história tem que passar por eles, que foram quem deram o pontapé inicial nos costumes, crenças e tradições do nosso Brasil. Os índios, português, orientais (os chineses) e os africanos (os escravos). Vamos falar do Frevo, Maracatu, Axé e o Forró como influências dessas culturas. O frevo é uma dança tipicamente pernambucana criada no Brasil, mas com influência diretamente na ginga da capoeira, que por sua vez tem suas tradições africana; a palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”). Isso porque essa dança é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado cuja origem decorreu num momento igualmente frenético em termos políticos e sociais.
O maracatu, também é uma dança folclórica de origem afro, que nasceu também no estado de Pernambuco. Ela surgiu no século XVlll, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, africana e indígena. É uma dança de cortejo associada aos reis congos. Os maracatus, tradicionalmente, surgiram e se desenvolveram ligados às irmandades negras do Rosário. Existe nos Maracatus um forte componente religioso. O xaxado é conhecido como ritmo do Nordeste brasileiro com raiz nos costumes do sertanejo local, originário das regiões do Pajeú e Moxotó no interior de Pernambuco, com características das culturas indígenas. Seu nome foi atribuído ao som que os cangaceiros faziam com as suas alpercatas arrastando no chão durante a dança, que soava “xa-xa-xa”. Essa dança foi difundida no século XX, no início dos anos 20. Ela pode ser vista na cultura nordestina como uma dança rica e extremamente folclórica que tem seus estilos naturais e sem alterações. Já o Axé foi criado nos anos 80, no entanto o termo “axé” é utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de raízes africanas ou estilos de músicas de qualquer banda ou artista baiano. Digamos que talvez, o percussor desse estilo musical tenha sido Dodô e Osmar com suas guitarras elétricas criadas nos anos 20.
Esse estilo musical que nasceu na Bahia, com influências baianas e com influencias africanas nos leva a mostrar que as músicas, os ritmos e as danças, tiveram uma forte influência africana, mas com adaptações aos nossos costumes e a nossa cultura. Isso levou com que fizéssemos a nossa própria cultura e a nossa própria história. Já no forró, os estudiosos encontraram muita semelhança com o arrasta pé dos índios chamados de toré, também tem um pouco dos ritmos holandeses e portugueses chamados de binários e também, o Chula, sempre de origem europeia. O que acontece é que, realmente, direta ou indiretamente, tivemos influencias na nossa cultura, mas soubemos adapta-las as nossas tradições e a nossa própria história, já que, a cultura só começa a ser criada a partir do momento que criamos uma sociedade e começamos a fazer tudo aquilo que pensamos e criamos dentro dessa sociedade. A cultura nordestina é uma das que mais cria e uma das que mais inova e preserva seus costumes.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro