NA CULTURA NORDESTINA A FESTA JUNINA NO BRASIL UNE JESUÍTAS PORTUGUESES E COSTUMES INDÍGENAS
Como todo mundo sabe, a Região Nordeste do Brasil, é uma região que existe muitas festas durante o ano inteiro. Se existe uma das festa, mais comemorada no Nordeste brasileiro, essa festa se chama "festas Junina". E o São João, talvez seja a festa mais comemorada pelos nordestino. A cultura popular do Nordeste brasileiro, é muito diversificada e durante o ano todo, muitas festas são feitas dentro da Região Nordestina. Como toda cultura, nordestina e brasileira, tivemos a influência europeia, começando pelos colonizadores portugueses, não só a festa Junina, mas também toda cultura brasileira. No caso das festas juninas, no Brasil, une jesuítas portugueses, costumes indígenas e caipiras, comemorando o dia dos Santos católico como: As festas juninas que homenageiam três santos católicos: Santo Antônio, dia 13, São João dia 24 e São Pedro dia 29 de Junho.
As explicações que existem para As Festas Juninas são: Homenagem para três Santos da igreja Católica. Outra explicação é que, essas festas tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No começo dessa festa, ela era chamada de Joanina depois de alguns anos, se tornou, festa junina. Essa tradicional festa, no Brasil, foi introduzida no século XVI.
Ela era tradicional e bastante popular, na Península Ibérica, que fica entre Portugal e Espanha. Foi aí que, ela foi trazida para cá, na época da colonização, e junto com ela, vieram muitas outras tradições. Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho. No início, o tom dessa festa, era bem religioso, e com a continuação dos tempos, ela foi deixando o tom mais religioso para dá lugar a um tom mais popular. A religiosidade de cada região do Nordeste brasileiro, é muito grande então, talvez seja por isso que ela tenha um cunho religioso dentro da cultura dessa região brasileira, o que sabe-se é que, essas festas tradicionais, são inventadas e reinventam dentro dentro do cunho popular, tanto na parte estrutural e cultural, como na linguagem cultural dos festejos. As quadrilhas juninas, foram disseminadas pelos portugueses, mas as marcações das danças, foram influências francesas que tivemos.
Com o decorrer dos tempos, os passos e as marcações foram adaptados e ganharam novas coreografias e mais alegrias, se tornando assim, uma cultura genuinamente brasileira. Como em toda nossa cultura, nós tivemos a influência europeia, mas com o passar dos anos, soubemos adaptar essa influência a nossa cultura mas com os nossos costumes. Com tudo, isso não quer dizer que, não exista um tom religioso, tem sim, mas um tom religioso, mas para moderado. Pois o homem sertanejo e em todo o Nordeste do Brasil, tem a sua religiosidade presente no seu da a dia, e talvez seja por isso que, essa festa dentro do Nordeste, tenha uma conotação maior dentro do Brasil, pois a cultura e a arte se misturam com a fé do povo do Nordeste brasileiro. As maiores festas junina do Brasil, acontecem nas Cidades de Campina Grande, no estado da Paraíba, Caruaru, no estado de Pernambuco e em Mossoró no estado do Rio Grande do Norte. Mas de 3 milhões de pessoas estima-se nesses eventos durante o mês de junho. Durante as festas juninas no Brasil, as danças típicas são realizadas, tais como: quadrilhas juninas, muito forró, danças tradicionais, muitos fogos de artifícios, muita comida tradicional e bastante animação. E assim, que as festas juninas acontecem dentro da cultura do Nordeste brasileiro.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro