VAQUEIROS SÃO POETAS NORDESTINOS E ABOIADORES QUE FAZEM DOS SEUS CANTOS UMA POESIA PARA CHAMAREM O GADO QUE ELES VÃO LEVANDO
Hoje, vamos falar de uma das profissões mais antigas no Brasil, vamos falar do vaqueiro nordestino. Ele começa a surgir no Nordeste brasileiro com o desenvolvimento da criação de gado no Brasil. Para cuidar e conduzir os rebanhos, os vaqueiros do sertão Nordestino, se submetiam a longas jornadas de trabalho, para levar os animais de um ponto para outro, isso dentro do bioma nordestino, "a caatinga", em busca de alguns animais perdidos. Nesse período, não existia leis trabalhistas nem muito menos um salário, e dentro desse contexto, eles eram explorados constantemente pelos patrões, pois esse serviço é insalubre e constantemente esses heróis nordestinos, estavam próximo ao perigo, tanto pelo trato com o gado como por ser mordido por algum animal peçonhento, ou até mesmo, sofrer um acidente de trabalho.
Então, quando você trabalha como os trabalhadores mais simples desse país, eles são explorados e não conseguem pagas suas contas. Essa é a mais pura realidade desse país em se tratando de trabalhadores humildes, e pior o governo ainda quer tirar todos os seus direitos conquistados durante uma vida de trabalho forçado, como por exemplo à aposentadoria dessas pessoas. Imagine um trabalhador do campo trabalhando durante oitenta anos, para puxar boi, para tirar leite, para limpar todo o curral, para dá comidas aos animais, para cortar capim e dá rações aos animais dentro de um curral. Então vemos que, esse tipo de trabalho é um tipo de trabalho que força muito as pessoas que estão diretamente ligados a eles, e com esse tipo de trabalho puxado, o trabalhador não consegue trabalhar até uma idade avançada. O maior problema enfrentado pelo vaqueiro é o da água. Às vezes o gado tem que ser levado por dezenas de quilômetros até os bebedouros.
Na época da migração ele tem que conduzir o gado para lugares distantes, na ida e na volta. O vaqueiro é a figura central de uma fazenda e operador, pois o patrão geralmente é ou foi um vaqueiro. Seu trabalho é árduo e contínuo. Passa grande parte do tempo montado em um cavalo percorrendo a fazenda, fiscalizando as: pastagens, ás cercas e às águas, fontes, rios, lagoas ou qualquer manancial existente numa propriedade agrícola. Os empregados não vaqueiros, conduzem os veículos para o transporte. Todo esse trabalho tradicional dessa personagem que chamamos de "vaqueiros", que nos U.S.A, são chamados de "cowboys", eles são as figuras centrais quando a gente fala de cultura nordestina, de sertão, de gado, de fazenda, de vaquejadas. Então são eles que, fazem parte da cultura tradicional do Nordeste brasileiro, pena que, seus trabalhos, não seja valorizados à altura do que eles fazem, porque é um trabalho árduo e puxado. Mas eles já estão na história e na cultura do sertão do Nordeste do Brasil.
#Texto



Nenhum comentário:
Postar um comentário
ARTE DO NORDESTE | blog de arte e cultura do nordeste brasileiro